Um paciente de 70 anos de idade é admitido à emergência d...

#Questão 824129 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente de 70 anos de idade é admitido à emergência do hospital com queixa de dificuldade para dormir e falta de ar, que piorou nas últimas horas. Tem história de cirurgia de revascularização miocárdica há sete anos, com três pontes. Há seis meses, teve um infarto com colocação de um stent. É hipertenso e diabético, com seguimento de mais ou menos 15 anos. Apresenta, ao exame B3, FC = 126 bpm; PA = 148 mmHg x 92 mmHg; ausculta pulmonar com estertores crepitantes e abolido em bases, além de tosse, principalmente noturna; satO2 = 89%; e presença de refluxo hepatojugular e turgência jugular. O abdome apresenta hepatomegalia palpável e edema de membros inferiores avançando até porção inferior de abdome. Nos exames, chamam a atenção: ureia = 96 mg/dL; creatinina = 2,72 mg/dL; BNP – 280; potássio – 4,83mEq/L; sódio – 144 mEq/L.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O paciente seria beneficiado por suporte de oxigênio com aumento da fração inspirada de O2 associado a ventilação mecânica não invasiva.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis