Um homem de 48 anos de idade procurou atendimento em raz...

Medicina - Neurologia - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2019 - Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) - Residência Médica em Neurofisiologia Clínica (Residência Neurologia)

Um homem de 48 anos de idade procurou atendimento em razão de quadro de dor lombossacra de severa intensidade e de alteração da sensibilidade em região escrotal. Relata lombociatalgia direita previamente. Ao exame: força grau 2 em membro inferior direito e grau 3 em membro inferior esquerdo, hipoestesia tátil e dolorosa em região perianal, hiporreflexia em membros inferiores e retenção urinária. FC: 116 bpm, FR: 18 ipm e SaO2: 96% em ar ambiente.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

É correto afirmar que o paciente possui síndrome medular completa, em razão de uma lesão na décima-primeira vértebra torácica.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um paciente de 60 anos de idade comparece a uma consulta no posto de saúde por alteração no jato urinário. É tabagista ativo desde os 17 anos de idade, fumando um maço e meio ao dia. Além de uma avaliação do trato urinário, propõe-se a realização de exames de rastreamento, incluindo colonoscopia e imagem de tórax.

Considerando esse caso clínico e o rastreamento do câncer de pulmão, julgue os itens a seguir.

Esse paciente tem o mesmo valor pré-teste para neoplasia que os pacientes dos ensaios clínicos randomizados publicados na literatura internacional.

Resolva a questão aqui ›


Os pacientes com transtorno da personalidade apresentam padrões inflexíveis e mal-ajustados de relacionamento e percepção do ambiente e de si mesmos. São traços de personalidade situados além de uma faixa considerada mediana. Acerca desse transtorno, julgue os itens a seguir.

Os resultados do teste de supressão de dexametasona são anormais em alguns pacientes que apresentam transtorno de personalidade borderline com sintomas depressivos.

Resolva a questão aqui ›