Questão Q823825
2018 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Prova: Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB) - Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Clínica Médica (Programa: Cancerologia) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2018 Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Um homem de sessenta e oito anos de idade, que sofre de ...

Um homem de sessenta e oito anos de idade, que sofre de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e em acompanhamento ambulatorial com clínico geral, foi atendido por um médico em consulta de rotina. Apresentou espirometria recente, com VEF1 pós BD = 45%, dispneia de grau 2 pela escala mMRC e estado de saúde na classificação DPOC avaliado com escore CAT igual a 18. O paciente relatou ter usado antibiótico três vezes nos últimos seis meses por causa de “piora do catarro”.

Considerando esse caso clínico e as recomendações da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tissologia sobre DPOC, julgue os itens seguintes.

O roflumilaste está indicado para pacientes com DPOC de leve a moderada na dose de 300 μg ao dia por via inalatória, antes de se tentar a associação de β2 agonista de longa duração e curta duração.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...