Conforme dispositivos da Lei Orgânica do Município de Se...

Conforme dispositivos da Lei Orgânica do Município de Serrana, o Município tem como competência comum com a União e o Estado, entre outras, a seguinte atribuição:
  • A. dispor sobre a administração, utilização e alienação de seus bens.
  • B. estabelecer as servidões necessárias aos seus serviços.
  • C. cuidar da saúde e assistência públicas, da proteção e garantia das pessoas com deficiência.
  • D. promover e incentivar o turismo local, como fator de desenvolvimento social e econômico.
  • E. prover sobre limpeza das vias e logradouros públicos, remoção e destinação do lixo domiciliar e de outros resíduos de qualquer natureza.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Ana precisa fazer algumas operações com caracteres e números em sua planilha do Microsoft Excel 2007. Para tanto, inseriu as duas funções a seguir, em duas células distintas:

O resultado obtido por Ana para essas duas funções será, respectivamente,

Resolva a questão aqui ›


Uma jovem de 24 anos de idade, nuligesta, iniciou a vida sexual há três anos e teve dois parceiros. Com o primeiro, relata uso regular de preservativo masculino, porém terminou o relacionamento e, após período de seis meses em abstinência sexual, iniciou novo relacionamento há quatro meses. Como o atual parceiro recusa o uso de preservativo, a paciente tem adotado método contraceptivo comportamental, mas sente-se insegura. Por isso, procurou o serviço de saúde para orientação quanto à contracepção. Tem histórico, desde a menarca, aos 13 anos de idade, de crises de cefaleia pulsátil, de forte intensidade, precedidas, em vários episódios, por fotofobia, náuseas, escotomas e alterações da fala, com prejuízo das atividades cotidianas durante as crises. Tem ciclos menstruais regulares, porém, nos últimos três meses, tem tido períodos de sangramento de pequeno volume, que duram de três dias a cinco dias no meio dos ciclos. Levou à consulta médica a colpocitologia oncótica datada dos seis meses anteriores à consulta, com achado de neoplasia intraepitelial de baixo grau (compreendendo NIC I e efeito citopático de infecção por HPV). O exame especular revelou a presença de ectrópio sangrante ao toque.

Com relação a esse caso clínicoe com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

No caso mencionado, são corretos o aconselhamento e o oferecimento de testes de rastreio para infecções de transmissão sexual (IST).

Resolva a questão aqui ›


De acordo com o artigo 11, da Lei n.° 4.320/64, a receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas:

Resolva a questão aqui ›