À luz da jurisprudência do STJ a respeito das circunstânc...

À luz da jurisprudência do STJ a respeito das circunstâncias judiciais e legais que devem ser consideradas quando da aplicação da pena, assinale a opção correta.
  • A. A confissão qualificada, na qual o réu alega em seu favor causa descriminante ou exculpante, não afasta a incidência da atenuante de confissão espontânea.
  • B. A confissão espontânea em delegacia de polícia pode servir como circunstância atenuante, desde que o réu não se retrate sobre essa declaração em juízo.
  • C. Uma condenação transitada em julgado de fato posterior ao narrado na denúncia, embora não sirva para fins de reincidência, pode servir para valorar negativamente a personalidade e a conduta social do agente.
  • D. A reincidência penal pode ser utilizada simultaneamente como circunstância agravante e como circunstância judicial.
  • E. A múltipla reincidência não afasta a necessidade de integral compensação entre a atenuante da confissão espontânea e a agravante da reincidência, haja vista a igual preponderância entre as referidas circunstâncias legais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma paciente de quarenta anos de idade chegou ao consultório médico apresentando edema de membros inferiores iniciado há oito meses, com piora progressiva, associado a edema de face. A paciente relatou que sua urina tem apresentado aspecto espumoso, porém sem presença de sangue ou alteração no volume urinário. No exame físico, a pressão arterial da paciente estava em 130 mmHg × 80 mmHg. Exames complementares dessa paciente mostraram os seguintes resultados: ureia = 70 mg/dL; proteinúria de 24 h e 5.000 mg; EAS = proteínas ++++; creatinina = 1,8 mg/dL; albumina sérica = 2,8 mg/dL; complementos C3 e C4 normais; sorologias para hepatite B, C e HIV não reagentes; FAN e anti-DNA não reagentes.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.

O quadro descrito é suficiente para recomendar o tratamento imediato dessa paciente com prednisona 1 mg/kg de peso.

Resolva a questão aqui ›


Considerando a aplicação de medidas compensatórias em resposta a práticas de subsídios que distorcem as condições de concorrência, é correto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao modelo entidaderelacionamento, julgue os seguintes itens.

I Um atributo multivalorado pode ter mais de um valor, enquanto que um atributo monovalorado tem apenas um único valor; um atributo composto pode ser dividido em outros atributos; um atributo derivado pode ser calculado a partir de outros atributos.

II O número de entidades que podem participar de um relacionamento é chamado de grau do relacionamento. Em um tipo relacionamento M:N, pode haver atributos que não são determinados por uma entidade única, mas pela combinação das entidades participantes de uma instância desse relacionamento.

III No modelo entidade-relacionamento estendido, a especialização é o processo de definir um conjunto de entidades especializadas a partir de uma entidade genérica. O processo de especialização permite estabelecer atributos específicos adicionais para cada entidade especializada; uma entidade especializada herda atributos da entidade genérica e relacionamentos nos quais a entidade genérica participa.

IV No diagrama entidade-relacionamento, os retângulos representam entidades, as elipses representam os relacionamentos e os losangos representam os atributos.

Está correto o que se afirma apenas em:

Resolva a questão aqui ›