O deputado federal que não queira participar de votação ...

O deputado federal que não queira participar de votação de projeto de lei, que considere inconstitucional por violar o devido processo legislativo,
  • A. poderá ajuizar uma ação direta de inconstitucionalidade contra o projeto de lei.
  • B. poderá impetrar um mandado de segurança preventivo para impedir a tramitação.
  • C. nada poderá fazer, a não ser tentar obstruir a votação em plenário.
  • D. somente poderá abster-se de votar, mas não pode tomar qualquer medida judicial.
  • E. deve solicitar ao Ministério Público que tome as medidas legais cabíveis.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando os dados da tabela antecedente, que representa as reações sorológicas ao se incubarem diferentes tipos sanguíneos com os soros anti-A; anti-B; anti-A e anti-B e anti-Rh, julgue os itens que se seguem.

O indivíduo 4 é considerado receptor universal, uma vez que suas hemácias não apresentam os aglutinógenos A e B.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, referentes a matemática financeira.

O método da taxa interna de retorno (TIR) aplicado a um investimento financeiro qualquer somente é verdadeiro na hipótese de que todos os fluxos de caixa subseqüentes sejam reaplicados à taxa de juro calculada pelo método.

Resolva a questão aqui ›


Segundo a definição da Agenda 21, a desertificação é a degradação do solo em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de diversos fatores, inclusive de variações climáticas e de atividades humanas. A prioridade no combate à desertificação deve ser a implementação de medidas preventivas para terras não atingidas pela degradação ou que estão apenas levemente degradadas. Como ações necessárias para minimizar e evitar a desertificação no Planeta, a Agenda 21 propões algumas ações.

1. Fortalecimento da base de conhecimentos e desenvolvimento de sistemas de informação e monitoramento para regiões não propensas a desertificação e seca, intensificando a exploração econômica dos recursos remanescentes nesses ecossistemas, tendo em vista a incapacidade de se reverter problemas em locais já afetados.

2. Combate à degradação do solo por meio da intensificação das atividades de conservação do solo, florestamento e reflorestamento.

3. Extinção de programas que ofertem assentamentos às comunidades carentes tradicionais por compreender que as ações exploratória e extrativista destas comunidades ampliam os riscos de se esgotar os recursos pelo extrativismo de subsistência em áreas totalmente.

4. Impedir a participação de comunidades tradicionais locais que ainda não dominam os princípios ambientais envolvidos no controle da desertificação e no manejo dos efeitos da seca, priorizando apenas grupos de consciência ecológica mais avançada.

De acordo com os princípios da Agenda 21, está(ão) correta(s) apenas

Resolva a questão aqui ›