O Governador do Estado Y criticou, por meio da imprensa, ...

O Governador do Estado Y criticou, por meio da imprensa, o Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Serviços Delegados de Transportes do Estado, autarquia estadual criada pela Lei nº 1.234, alegando que aquela entidade, ao aplicar multas às empresas concessionárias por supostas falhas na prestação do serviço, “não estimula o empresário a investir no Estado”. Ainda, por essa razão, o Governador ameaçou, também pela imprensa, substituir o Diretor- Presidente da agência antes de expirado o prazo do mandato daquele dirigente. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
  • A. A adoção do mandato fixo para os dirigentes de agências reguladoras contribui para a necessária autonomia da entidade, impedindo a livre exoneração pelo chefe do Poder Executivo.
  • B. A agência reguladora, como órgão da Administração Direta, submete-se ao poder disciplinar do chefe do Poder Executivo estadual.
  • C. A agência reguladora possui personalidade jurídica própria, mas está sujeita, obrigatoriamente, ao poder hierárquico do chefe do Poder Executivo.
  • D. Ainda que os dirigentes da agência reguladora exerçam mandato fixo, pode o chefe do Poder Executivo exonerálos, por razões políticas não ligadas ao interesse público, caso discorde das decisões tomadas pela entidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a opção que indica a causa que melhor explica um possível diagnóstico de anemia.

Resolva a questão aqui ›


A respeito do peso da escola nos índices de desigualdade social no Brasil e no mundo, julgue os itens seguintes.

Há ainda certa resistência, em várias partes do mundo, à idéia de que sistemas escolares universalizados e para todos os setores sociais e gêneros são considerados mecanismos para a elevação do status social.

Resolva a questão aqui ›


Paciente renal em tratamento conservador com taxa de filtração glomerular de 15 ml/min, deve receber dieta contendo:

Resolva a questão aqui ›