No mundo contemporâneo, é cada vez mais significativa a ...

No mundo contemporâneo, é cada vez mais significativa a reconfiguração da política mundial, segundo linhas culturais. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que
  • A. os alinhamentos definidos pela ideologia e relacionamentos de superpotências dão lugar aos alinhamentos definidos pela cultura e civilização, nas quais os povos se congregam com aqueles que têm semelhanças de ascendência, religião, valores e instituições, e facilitam a cooperação e a coesão entre eles, mesmo com identidades múltiplas.
  • B. a identidade cultural é fator essencial para moldar associações e antagonismos de um país, direcionando o seu lugar na política mundial, o que estimula o interesse de redesenhar fronteiras políticas para coincidir com as fronteiras culturais, étnicas, religiosas e civilizacionais.
  • C. a desagregação de países como União Soviética e Iugoslávia favoreceu para que essas novas repúblicas da Europa e Ásia Central, por seus aspectos culturais similares, criassem mercados comuns que facilitaram os relacionamentos econômicos e políticos com outros países.
  • D. as crises econômicas e sociais suscitaram importantes questões de identidade nacional e étnica, cujos os movimentos populares apresentam um forte caráter religioso, como o crescente sentimento fundamentalista islâmico, que alterou o caráter político de países com grande influência muçulmana.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca das pneumoconioses, julgue os itens subsecutivos.

A silicose é classificada como doença profissional típica do grupo I de Schilling.

Resolva a questão aqui ›


Com relação às tendências arquitetônicas organicista e racionalista do século XX, julgue os itens a seguir. É atribuída ao arquiteto alemão Mies Van der Rohe, defensor dos princípios da arquitetura racionalista, a máxima “A casa é uma máquina de morar”.

Resolva a questão aqui ›


Identifique, abaixo, a alternativa que não contém, apenas, situações que levam à extinção do crédito tributário.

Resolva a questão aqui ›