No que tange ao adimplemento, ao inadimplemento e à extin...

No que tange ao adimplemento, ao inadimplemento e à extinção de obrigações, julgue os itens que se seguem.

I O pagamento de dívida quesível deverá ser feito no domicílio do devedor, ficando o credor obrigado a buscar o adimplemento.

II O Código Civil adota o princípio do nominalismo monetário nas dívidas em dinheiro, admitindo, contudo, que as partes convencionem cláusula de escala móvel.

III Poderá ocorrer mora em caso tanto de inadimplemento absoluto quanto de inadimplemento relativo de uma obrigação.

IV Multa moratória e multa compensatória poderão ser cumuladas com a exigência de cumprimento regular da obrigação principal.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação à seleção de materiais metálicos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I – As ligas alumínio são escolhidas para aplicações, onde menor peso, boa capacidade de transmissão de calor e boa resistência à corrosão são exigidas.

II – As ligas de titânio possuem resistência mecânica comparável ou superior a muitos aços ligados (com elementos de liga), mesmo a temperaturas de até 500ºC.

III – As ligas de magnésio são leves e possuem resistência mecânica bem elevada, superior aos dos aços ligados tratados termicamente.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

Resolva a questão aqui ›


Nos telhados empregam-se calhas que, conforme o detalhe do projeto de engenharia ou mesmo em áreas e pátios, recorre-se, às vezes, a canaletas abertas ou recobertas com grelhas, tampas de concreto armado ou ferro fundido. No dimensionamento das calhas podem ser calculadas as mesmas por meio de fórmulas da hidráulica de canais, ou usar tabelas e ábacos que, evidentemente, foram calculados por fórmulas a partir de hipóteses quanto à precipitação pluvial. O cálculo do dimensionamento das calhas pode ser realizado através do emprego de equações clássicas de hidráulica de canais, a saber: equação da continuidade, Chezy e Manning-Strickler, onde S = área molhada; V = velocidade de escoamento; R = raio hidráulico (razão entre a área molhada e o perímetro molhado); I = declividade (altura disponível dividida pelo comprimento da calha); n = coeficiente de rugosidade; C = coeficiente de Chezy. NÃO corresponde a nenhuma das equações clássicas:

Resolva a questão aqui ›


A respeito da desconsideração da personalidade jurídica e do domicílio da pessoa natural, julgue os itens de 162 a 164. No entendimento do STJ, não é cabível a desconsideração da personalidade jurídica denominada inversa para alcançar bens de sócio que se tenha valido da pessoa jurídica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuízo a terceiros.

Resolva a questão aqui ›