Gustavo, Delegado de Polícia, é a autoridade policial que...

Gustavo, Delegado de Polícia, é a autoridade policial que preside duas investigações autônomas em que se apura a suposta prática de crimes de homicídio contra Joana e Maria. Após realizar diversas diligências, não verificando a existência de justa causa nos dois casos, elabora relatórios finais conclusivos e o Ministério Público promove pelos arquivamentos, havendo homologação judicial. Depois do arquivamento, chega a Gustavo a informação de que foi localizado um gravador no local onde ocorreu a morte de Maria, que não havia sido apreendido, em que encontrava-se registrada a voz do autor do delito. A autoridade policial, ademais, recebe a informação de que a família de Joana obteve um novo documento que indicava as chamadas telefônicas recebidas pela vítima no dia dos fatos, em que constam 25 ligações do ex-namorado de Joana em menos de uma hora. Considerando as novas informações recebidas pela autoridade policial, é correto afirmar que:
  • A. não poderá haver desarquivamento do inquérito que investigava a morte de Joana, mas poderá ser desarquivado o que investigava a morte de Maria, tendo em vista que o documento obtido pela família de Joana não existia quando do arquivamento;
  • B. poderá haver desarquivamento dos inquéritos diretamente pela autoridade policial, mas não poderá o Ministério Público oferecer imediatamente denúncia, ainda que haja justa causa, diante dos arquivamentos anteriores;
  • C. não poderá ser aplicada a causa de diminuição de pena do tráfico privilegiado, já que incompatível com a causa de aumento do tráfico intermunicipal, que deve ser reconhecida;
  • D. poderá haver desarquivamento do inquérito que investigava a morte de Joana, mas não do de Maria, tendo em vista que apenas no primeiro caso houve prova nova;
  • E. não poderá haver prosseguimento das investigações, tendo em vista que houve decisão de arquivamento que fez coisa julgada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

L’expression métaphorique “je ne veux pas qu’on donne la noix épluchée” (l.14-15) veut dire dans le texte I que

il faut laisser les enfants affronter seuls les difficultés.

Resolva a questão aqui ›


As pteridófitas adaptaram-se ao clima quente e úmido da Terra, pois são vegetais que independem da água para se reproduzir.

Resolva a questão aqui ›


Marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as alternativas relacionadas aos processos grupais.

(  ) O processo grupal pode ser utilizado como terapia coadjuvante numa série de condições médicas, tais como: diabéticos, obesos, hipertensos, transplantados, mastectomizados e colostomizados.

(  ) O trabalho em grupo não é bem indicado em casos de pacientes psicóticos, com transtornos afetivos e adições.

(  ) O grupo favorece a troca de experiências, propicia discussões e análises de temas significativos, em que os participantes tornam-se recursos para a aprendizagem dos outros.

(  ) Os grupos de autoajuda têm como finalidade oferecer apoio mútuo para superar sentimentos de angústia, depressão e desadaptação provocados pela doença.

Resolva a questão aqui ›