A. Eles ...

Sobre os embargos de declaração é CORRETO afirmar:
  • A. Eles não são via processual adequada para a correção de erro material uma vez que esse tipo de vício não está sujeito a preclusão.
  • B. Se opostos contra decisão unipessoal, podem ser conhecidos como agravo interno, a ser julgado também monocraticamente.
  • C. Se eles forem rejeitados ou não houver alteração de resultado, o recurso interposto pela outra parte antes da publicação do julgamento dos embargos precisará ser ratificado, sob pena de preclusão lógica.
  • D. Na reiteração de embargos manifestamente protelatórios, haverá elevação da multa e a interposição de qualquer recurso fica condicionada ao depósito prévio do valor, mas essa condição não se aplica ao beneficiário da justiça gratuita.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere o texto e as figuras abaixo.

I. A cobertura plana, com uma forma abstrata em seu contorno, pontua os espaços, liga o exterior ao interior e estabelece um rico diálogo com a paisagem da montanha e do mar cariocas.

II. A sala envidraçada é protegida da insolação pelo balanço da laje curva e os quartos localizam-se no andar inferior, protegidos da curiosidade, com acesso através de uma escada cavada na rocha.

III. Nesse projeto Niemeyer reafirma que a integração com a natureza se faz com o mimetismo ou o uso de materiais naturais.

IV. Nessa casa de Reidy a abstração das formas ideais dialoga e se funde com as formas naturais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›


Um engenheiro, ao realizar testes com um transistor MOSFET de canal N tipo enriquecimento, conectou o terminal fonte ao terra e aplicou uma tensão de 1,5V ao terminal de porta. É sabido que este transistor possui uma tensão de limiar (Vt) de 0,7V. Em seguida, aplicou tensões ao terminal de dreno com valores de: 0,5V; 0,9V e 2 V. Pode-se afirmar que, para cada valor de tensão aplicada ao dreno, o transistor estava operando, respectivamente, nas regiões de:

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de 52 anos de idade, negra, foi encaminhada do posto de saúde para uma consulta cardiológica com histórico de hipertensão arterial, em tratamento irregular com furosemida 40 mg ao dia, sem sintomas. Negou problemas de saúde anteriores e prática regular de exercícios físicos. Ao exame físico: pressão arterial (PA) medida pelo método auscultatório em ambos os membros superiores com os seguintes achados: circunferências dos braços direito e esquerdo iguais a 40 cm, utilizando bolsa-manguito padrão (com largura de 12 cm e comprimento de 23 cm) – medida no braço direito = 150 mmHg x 90 mmHg e no braço esquerdo = 150 mmHg x 98 mmHg. Durante a mensuração da PA, foi constatado desaparecimento dos sons de Korotkoff no final da fase 1 (K1) e durante a fase 2 (K2), com duração de 30 mmHg, nos dois braços e frequência cardíaca = 75 bpm, frequência respiratória = 20 irpm e saturação de oxigênio (ar ambiente) = 97%. Foi constatada a presença de sopro sistólico em ambos os flancos (direito e esquerdo) do abdome, sem outras alterações dignas de nota.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A manifestação estetoacústica observada na ausculta do abdome dessa paciente impõe a solicitação de ecodoppler de artérias renais, visando a confirmar (ou não) o diagnóstico de hiperaldosternonismo primário como causa secundária de hipertensão arterial.

Resolva a questão aqui ›