O Sistema Tributário é a distribuição da competência tri...

O Sistema Tributário é a distribuição da competência tributária entre os vários planos do Estado. No Brasil temos o Sistema Federativo, isto é, a competência tributária está distribuída entre os vários planos de governo: União; Estados e Municípios. Entende-se como Competência Tributária a capacidade, outorgada pelas Fontes Legislativas, de legislar sobre tributos. A Constituição Brasileira de 1988 estabelece, em seu artigo 145, quais tipos de tributos a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir. O fato é que a realidade tributária brasileira é notoriamente complexa, sendo um dos componentes do chamado “custo Brasil”. O excesso de tributação inviabiliza muitas operações e cabe ao administrador tornar possível, em termos de custos, a continuidade de determinados produtos e serviços, num preço compatível com o que o mercado consumidor deseja e pode pagar. Os tributos afetam as empresas das mais diversas formas, variando de acordo com o setor em que atua e com seu porte. Considerando a incidência tributária e seu impacto nas operações da empresa, quais dos seguintes itens devem ser considerados na formação de preços e margem de lucro?

I. O peso dos tributos incidentes sobre as receitas de venda de produtos e serviços.

II. O peso dos tributos incidentes sobre as importações de bens, serviços e tecnologia.

III. O peso dos tributos incidentes sobre a folha de salários.

IV. O peso dos tributos incidentes sobre os bens patrimoniais.

V. O peso dos tributos incidentes sobre o exercício de certas atividades reguladas.

VI. O peso dos tributos incidentes sobre o lucro.

VII. A variação da carga tributária em função do local em que a empresa estiver instalada.

Estão corretos:

  • A. todos.
  • B. somente seis.
  • C. somente cinco.
  • D. somente quatro.
  • E. somente três.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere a doenças respiratórias, julgue os itens seguintes. Está indicada a internação dos pacientes com exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica que apresentem insuficiência respiratória aguda grave, hipoxemia refratária, acidose respiratória com hipercapnia, falta de condições socioeconômicas para a realização de tratamento em domicílio e doença pulmonar obstrutiva crônica em estágios avançados.

Resolva a questão aqui ›


NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na concepção atual, o educador de museu deve assumir o papel de mediador. Nesta perspectiva, sua função é:

Resolva a questão aqui ›


“Um paciente de três meses de idade apresenta um quadro de febre baixa, coriza e tosse leve por 10 dias. Após este período, a criança passou a apresentar crises paroxísticas de tosse seca, irritativa, intensa, levando à cianose de face com episódios de vômitos em algumas destas crises. Ocorria também inspiração forçada com som ‘em guinchos’, após algumas crises.” Considerando o diagnóstico mais provável para o quadro descrito, assinale o tratamento de escolha para esta patologia e os achados esperados no hemograma.

Resolva a questão aqui ›