O Presidente da República, após a análise de sua assessor...

O Presidente da República, após a análise de sua assessoria, editou decreto extinguindo certo quantitativo de cargos públicos vagos e organizando um setor da administração pública federal. Essa última medida não acarretou aumento de despesa ou a criação ou extinção de órgãos públicos.

João, que vinha se preparando para diversos concursos públicos, sentiu-se prejudicado com o decreto e solicitou que o seu advogado procedesse à sua análise.

À luz da narrativa acima e das competências constitucionais do Presidente da República e do Poder Legislativo, assinale a afirmativa correta.

  • A. Ambas as matérias versadas no decreto são de competência do Poder Legislativo, não do Presidente da República.
  • B. O decreto somente poderia ter versado sobre a extinção de cargos públicos vagos, não sobre a organização administrativa.
  • C. Ambas as matérias versadas no decreto são de competência do Presidente da República.
  • D. O decreto somente poderia ter versado sobre a organização administrativa, não sobre a extinção de cargos públicos vagos.
  • E. O decreto somente poderia incursionar nas matérias de que tratou se existisse lei delegada autorizando-o.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Conforme os manuais de iluminação são permitidos ficar em exposição até 50 lux às coleções de:

Resolva a questão aqui ›


O diagrama e a tabela acima apresentam informações acerca de uma rede TCP/IP. Com relação a essa rede, julgue os itens que se seguem.

Para o correto funcionamento da rede, os endereços IP dos elementos de E1 a E13 devem ser todos da rede 10.0.0.0.

Resolva a questão aqui ›


Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, está internado por cirurgia para correção de fratura de fêmur traumática, após cair de moto, por desequilíbrio. Apresenta episódio agudo de hipotensão de 70 mmHg x 40 mmHg, dispneia súbita, frequência cardíaca de 120 bpm, saturando 88%. É realizada uma angiotomografia (angio TC) de tórax que evidenciou tromboembolismo pulmonar (TEP) bilateral. Tem TC de crânio prévia que evidenciava um tumor primário de sistema nervoso central. Paciente não tinha hemoptise, febre, nem trombose venosa profunda prévia ou atual.

Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.

Angio TC de tórax negativa não exclui diagnóstico de TEP nesse contexto.

Resolva a questão aqui ›