Considerando a regência constitucional brasileira e a org...

Considerando a regência constitucional brasileira e a organização universal dos partidos políticos, julgue os itens que seguem.

A Constituição brasileira vigente dá liberdade de criação, organização e funcionamento de agremiações partidárias, adotando uma concepção minimalista, segundo a qual deve ser menor a interferência estatal no condicionamento das suas estruturas, dos seus programas e de suas atividades.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Quanto às relações consulares e diplomáticas, é correto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›


Sobre a Classificação Decimal Universal (CDU), assinale V para as proposições verdadeiras e F para as falsas.

( ) A CDU é dotada de uma estrutura inovativa, possuindo a habilidade de expressar, por símbolos, não apenas os assuntos simples, mas também as relações entre os diversos assuntos.

( ) A estrutura da CDU é hierárquica, na qual o conhecimento é dividido em dez classes, podendo ser subdividido em partes lógicas, até o infinito.

( ) A CDU está dividida em nove classes, onde a notação de cada classe é feita por três algarismos.

( ) O sistema da CDU baseia-se no de Harris, que se baseou em Bacon, numa forma invertida.

( ) A CDU é o resultado de um projeto que visa transformá-la de classificação enumerativa em facetada.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Resolva a questão aqui ›


Paciente de 12 anos de idade, do sexo masculino, encontrava-se em acompanhamento no ambulatório de nefropediatria. O diagnóstico havia sido de síndrome nefrótica. Após apresentar quadro de anasarca, o paciente havia iniciado tratamento havia 2 semanas, com retorno programado em 1 mês para reavaliação. A mãe do paciente, naquele momento, decidiu, por conta própria, aumentar a dose de furosemida prescrita pelo nefropediatra com o intuito de diminuir mais rápido o inchaço do filho. Ao retornar à consulta ambulatorial, o paciente relatou melhora importante do edema, mas queixou-se de fraqueza generalizada e obstipação. O médico avaliou os exames realizados pelo paciente havia 2 dias, que indicavam hemoglobina = 13 g/dL, leucócitos = 6.000 / mm3, plaquetas 170.000/mm3, TGO = 39 UI/L, TGP = 25 UI/L, CPK = 55 UI/L, creatinina = 1,1 mg/dL, ureia = 45 mg/dL, K + = 2,2 mEq/L, Na = 140 mEq/L, cálcio sérico = 9,5 mEq/L, Mg = 2 mEq/L, EAS foi normal. O ECG indicou achatamento da onda T. Após o resultado dos exames laboratoriais, o diagnóstico foi de hipocalemia.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos a ele, julgue os itens a seguir.

A provável causa de hipocalemia nesse paciente foi o uso de diurético (furosemida).

Resolva a questão aqui ›