De acordo com a Constituição Federal, os brasileiros pod...

De acordo com a Constituição Federal, os brasileiros podem ser natos ou naturalizados. Sobre a nacionalidade pode-se afirmar que:
  • A. Os nascidos no Brasil, mesmo que de pais estrangeiros e ainda que estes estejam a serviço de seu país, são brasileiros natos.
  • B. Os cargos de Presidente e de Vice-Presidente da República são privativos de quem é brasileiro nato assim como é privativo o cargo de oficial das forças armadas.
  • C. A perda da nacionalidade se dará por ato administrativo do Poder Executivo que declarar o cancelamento da naturalização daquele que cometer crimes políticos ou nocivos ao interesse nacional.
  • D. Para os originários de países de língua portuguesa é exigido apenas que tenham um emprego e uma residência por dois anos ininterruptos para que seja considerado brasileiro naturalizado.
  • E. São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pais brasileiros, estando estes ou não a serviço da República Federativa do Brasil.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

 

A figura acima apresenta um possível diagrama de casos de uso que descreve algumas das relações estabelecidas entre as pessoas que participam do sistema MONETEs e o próprio sistema.

 

A partir das informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.

O diagrama de casos de uso apresentado segue a notação gráfica padrão da UML (unified modeling language). Nesse diagrama, os elementos indicados pelos nomes "administrador do sistema", "responsável por ETE", "monitor de vazão" e "cidadão" são chamados atores, podendo um ator ser uma pessoa ou um sistema computacional, como é o caso do elemento chamado "monitor de vazão".

Resolva a questão aqui ›


As figuras abaixo mostram o resultado de uma pesquisa relativa a mudanças no uso do solo na região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas, no município de Pirassununga – SP, e foram reproduzidas de V.R. Pivello et al. O Uso do Solo na Região da Reserva Biológica do Cerrado de Emas (Pirassununga – SP) e Seu Atual Papel como Unidade de Conservação. In: L. L. Leite e C. H. Saito. Contribuição ao Conhecimento Ecológico do Cerrado. Brasília, Departamento de Ecologia – Universidade de Brasília, p. 286-94.

A respeito dos dados apresentados nas figuras I e II e do tema em questão, julgue os itens a seguir.

Na área da reserva biológica, houve um adensamento do cerrado em sua porção leste.

Resolva a questão aqui ›