Com referência às finanças públicas, aos tribunais de con...

Com referência às finanças públicas, aos tribunais de contas e à defesa do Estado e das instituições democráticas, julgue os itens a seguir. O estado de sítio, apesar de mais grave do que o estado de defesa, não está necessariamente sujeito a prazo, diversamente do que se passa em relação ao segundo, cujo prazo máximo de duração é de trinta dias, prorrogável uma vez.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Direito Internacional

Na hipótese de inadimplência do Estado brasileiro, condenado ao pagamento de quantia certa pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, deverá o interessado

Resolva a questão aqui ›


A respeito de hipertensão arterial e de acordo com a 7.ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, julgue os itens a seguir. A manobra de Osler é considerada positiva quando a artéria radial permanece palpável mesmo após a insuflação do manguito em 30 mmHg acima do desaparecimento do pulso radial.

Resolva a questão aqui ›


Uma mulher de 32 anos de idade foi atendida no departamento de emergência em virtude de cefaleia iniciada três horas antes. Segundo a paciente, ela estava em repouso quando sentiu dor súbita e intensa na região temporal esquerda. Relatou que nunca havia sentido dor tão intensa quanto essa. Exame físico realizado na emergência evidenciou discreta rigidez na nuca e estrabismo divergente do olho esquerdo com ptose palpebral. Realizou-se tomografia de crânio no pronto-socorro, que revelou presença de hemorragia subaracnoide.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico de HSA perimesencefálica poderia ser alcançado caso a angiografia não revelasse aneurisma, e a hemorragia se localizasse nas cisternas pré-pontina e perimesencefálica. Nesse caso, nimodipina oral deveria ser administrada para prevenção de vasoespasmo até o 21º dia do sangramento.

Resolva a questão aqui ›