Pedro de Oliveira, maior e capaz, quer acrescer a seu nom...

Pedro de Oliveira, maior e capaz, quer acrescer a seu nome o pseudônimo “Marisco”, pois é pescador e deseja candidatar-se a vereador usando o nome pelo qual é conhecido em Cananeia, o que é notório na cidade, passando a chamar-se Pedro Marisco de Oliveira. Sua pretensão
  • A. será indeferida, porque o acréscimo do pseudônimo não é permitido após a maioridade, a fim de resguardar direitos de terceiros.
  • B. será indeferida, porque “Marisco” é nome de um animal marinho, não podendo ser utilizado como pseudônimo.
  • C. poderá ser deferida, mas somente para fins sociais, estritamente, não gozando da proteção legal dada ao nome na mesma extensão.
  • D. será indeferida, porque o pseudônimo não tem previsão legal de acréscimo ao nome.
  • E. poderá ser deferida, gozando o pseudônimo, adotado para atividades lícitas, da mesma proteção que se dá ao nome.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Se a proposição P for falsa, então a proposição será uma proposição verdadeira.

Resolva a questão aqui ›


A respeito de imagens orbitais e de modelos digitais de terreno, julgue os itens seguintes.

A fusão de imagens orbitais de resoluções espaciais diferentes permite a melhoria dessa resolução — passando-se de 30 m para 15 m — e a manutenção das bandas espectrais, tal como ocorre com o mosaico GeoCover 2000, um mosaico ortorretificado de imagens ETM+ do Landsat 7 resultante da fusão da banda 8 com as bandas 7, 4, 2, por meio do processo RGB-IHS.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Ciência da Computação

O diagrama acima, extraído e adaptado da ferramenta IBM/RUP (IBM Rational Unified Process), apresenta o relacionamento entre os conceitos de fases e disciplinas da metodologia RUP. Julgue os itens subseqüentes, acerca das características do RUP e da sua relação com métodos, processos, ferramentas e equipes que atuam na produção de software, em seus aspectos de gerenciamento de projetos, requisitos, arquitetura, garantia de qualidade, gerenciamento de configuração, modelagem, análise e projeto orientado a objetos.

Conforme prescrito pela metodologia RUP, a análise e o desenho são atividades fortemente apoiadas por ferramentas de elicitação de requisitos.

Resolva a questão aqui ›