Segundo o que pode ser verificado no Decreto nº 4.340, de...

Segundo o que pode ser verificado no Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, que regulamenta artigos da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000 (dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, e dá outras providências), as unidades de conservação poderão ter conselho consultivo ou deliberativo, presididos pelo chefe da unidade de conservação, que designará os demais conselheiros.

Dado: OSCIP é abreviação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

É pertinente aos conselhos:

  • A. firmar o termo de parceria para a gestão compartilhada de unidade de conservação por OSCIP, regulando tal gestão;
  • B. prestar obrigatório apoio à participação do órgão executor nas reuniões, sempre que solicitado e devidamente justificado;
  • C. compor seus conselheiros indicados dentre integrantes de entidades da sociedade civil não governamental. São vetados os conselheiros ligados a quaisquer esferas públicas;
  • D. acompanhar a gestão da unidade de conservação por OSCIP e recomendar a rescisão do termo de parceria, quando constatada irregularidade;
  • E. realizar, nos casos em que há compensação ambiental, o correlato cálculo de compensação, observando as informações legais e pertinentes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A partir das informações apresentadas, e considerando a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), julgue os próximos itens.

A criação de uma área protegida voltada para a preservação de populações da Phyllomedusa bicolor está de acordo com os objetivos da política de conservação da diversidade biológica.

Resolva a questão aqui ›


A verificação da normalidade dos dados pode ser feita mediante um gráfico de barras. Como a altura de cada barra é determinada pela frequência relativa do intervalo de classe, identifica-se a normalidade dos dados caso esse gráfico apresente aspecto simétrico em torno da média, da moda e da mediana.

Resolva a questão aqui ›


Após internação hospitalar, uma paciente com queixa de poliúria e polidipsia apresenta diurese de10 L em 24 horas, com glicosúria negativa. Foi indicado teste de restrição hídrica, que mostrou os seguintes resultados.

Sabendo que às 12 h do dia em que foi realizado o teste descrito acima foi administrado à paciente DDAVP 40 μg intranasal, julgue os itens a seguir, relativos ao caso clínico apresentado.

A capacidade máxima de concentração urinária renal, em condições fisiológicas, é de cerca de 1.200 mOsm/kg.

Resolva a questão aqui ›