Um cidadão sofreu comprovados prejuízos em razão da cond...

Um cidadão sofreu comprovados prejuízos em razão da conduta de agente público estadual, atuando nessa qualidade. De acordo com a Constituição Federal e as normas relacionadas à Responsabilidade da Administração Pública, em relação ao cidadão em pauta, o Estado-membro é obrigado
  • A. a reparar o dano, podendo exercer o direito de regresso em face do servidor, que responderá objetivamente perante a Administração.
  • B. a reparar o dano, desde que comprovada a conduta dolosa ou culposa do agente nos autos do processo em que se discute o evento principal.
  • C. a ingressar com ação regressiva em face do servidor, em toda situação em que for condenado a reparar o dano nos autos do processo em que se discutir o evento principal.
  • D. a reparar o dano, respondendo o agente perante esta, em ação regressiva, caso comprovado ato comissivo ou omissivo, doloso ou culposo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Quanto ao emprego dos sinais de pontuação, assinale a frase incorreta.

Resolva a questão aqui ›


Leia a tira abaixo e leve em conta a situação de produção do enunciado da mãe, inclusive a intencionalidade, e assinale a alternativa que melhor responde o sentido da pergunta feita pela mãe no seguinte contexto:

A filha adolescente chega da balada às 5 horas da madrugada. A mãe, depois de passar a noite na sala, sem dormir, pergunta à filha:

- Trouxe o pão?

Resolva a questão aqui ›


Em 2008, celebra-se o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa, considerado um dos escritores mais inventivos de nossas letras. Levando em conta o texto acima e a importância da obra desse escritor mineiro para a literatura brasileira, julgue os itens de 63 a 72.

No trecho "O senhor ri certas risadas... Olhe" (l.12), predomina a função emotiva da linguagem.

Resolva a questão aqui ›