O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP visa ...

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP visa permitir a elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público - DCASP, a consolidação nacional das contas públicas e a padronização dos registros contábeis das entidades do setor público. Sobre o PCASP, analise as afirmativas a seguir:

I As contas contábeis são identificadas em quatro classes, que apresentam as seguintes naturezas de informação: orçamentária, patrimonial, financeira e de controle.

II As classes de contas 1 (ativo), 2 (passivo), 3 (variação patrimonial diminutiva) e 4 (variação patrimonial aumentativa) são classes de contas com informações de natureza patrimonial.

III A classe de contas 3 (variação patrimonial diminutiva) é de natureza credora, e a 4 (variação patrimonial aumentativa) é de natureza devedora.

IV As contas contábeis são identificadas por códigos com sete níveis de desdobramentos, com a seguinte estrutura: classe, grupo, subgrupo, título, subtítulo, item e subitem.

Dentre as afirmativas, estão corretas

  • A. II e IV.
  • B. III e IV.
  • C. I e III.
  • D. I e II.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da avaliação audiológica infantil, julgue os itens que se seguem.

A timpanometria de 226 Hz não é um teste efetivo para detectar patologia de orelha média em recém-nascidos.

Resolva a questão aqui ›


Considerando que alguns tipos de texto apresentam especificidades que fogem à normalização geral, como é o caso de obras literárias, poéticas e teatrais, em que é necessário respeitar a liberdade de criação do autor, julgue os itens subsequentes, a respeito de normalizações especiais. A editoração de textos de teatro se relaciona com a da poesia, especialmente no aspecto escrito, porque, em ambos, podem ser encontrados diálogos ou monólogos em verso e prosa.

Resolva a questão aqui ›


O Estatuto do Idoso representou grande conquista e marco na garantia de direitos dos idosos. Acerca do direito dos idosos ao transporte, julgue os itens seguintes.

Os idosos têm garantidos, nos veículos de transportes coletivos públicos urbanos, 30% dos assentos e, nos semiurbanos, 20%.

Resolva a questão aqui ›