Dentro da amplitude do conceito de “comunicação pública”,...

Dentro da amplitude do conceito de “comunicação pública”, há um entendimento que a relaciona com a “comunicação científica”. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes. No campo da saúde pública, o uso pedagógico da comunicação deve servir para a melhoria da qualidade de vida da população, considerando o papel social da ciência na sociedade.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um sistema ponto-a-ponto digital, para o qual foi reservada uma banda de frequências B, trabalha com modulação e codificação de canal (FEC) adaptativas, cujas taxas de modulação e de codificação de canal, são ajustadas de acordo com as condições do canal, e os ajustes visam à maximização da capacidade de transmissão. Para esse sistema, as técnicas de modulação possíveis são: QPSK, 16QAM ou 64QAM; as taxas de codificação de canal que podem ser utilizadas são: ¼, ½, ¾ ou 1. A taxa líquida de transmissão de informação R, em bps, desse sistema, medida na saída do codificador de fonte do transmissor, é ajustável, de tal forma que o sinal modulado ocupe sempre toda a banda de frequências disponibilizada, sendo a banda de ocupação do sinal modulado calculada por meio dos estudos de Nyquist.

Julgue os itens a seguir, referentes ao sistema ponto-a-ponto descrito acima.

Dada a banda de frequências alocada para o sistema e considerando o canal AWGN, se a relação sinal/ruído na entrada do sistema receptor aumentar de 12 dB para 15 dB, então, de acordo com a teoria de informação de Shannon, será possível dobrar a taxa de transmissão R, mantendo-se o erro arbitrariamente pequeno.

Resolva a questão aqui ›


Uma mulher de 37 anos de idade, hipertensa, tabagista e paraplégica devido à sequela de trauma medular, foi admitida no serviço de emergência devido à queixa de falta de ar e dor torácica à direita. A paciente relata que os sintomas tiveram início repentinamente, ao acordar, e que a dor torácica piora aos esforços e à respiração profunda. Nega febre e tosse. Ao exame físico, a paciente está extremamente ansiosa, apresentando desconforto respiratório moderado e em uso de oxigênio suplementar por cateter nasal a 3 L/min. Sua pressão arterial é de 150/90 mmHg, a frequência cardíaca é de 121 bpm, a frequência respiratória é de 24 irpm e a saturação periférica de O2 é de 94%. A ausculta respiratória é normal e a ausculta cardíaca evidencia apenas taquicardia. Há discreto edema na panturrilha esquerda. A radiografia de tórax evidenciou atelectasia mínima em bases pulmonares e o eletrocardiograma, ritmo sinusal. Os valores laboratoriais do hemograma, os eletrólitos e a função renal estão dentro dos limites normais.

Com base nesse caso hipotético e nos conceitos clínicos a ele associados, julgue os itens de 80 a 88.

Não é necessária a dosagem de D‐dímeros para elucidação diagnóstica do caso da paciente em questão.

Resolva a questão aqui ›


Analisando as dimensões das estruturas psíquicas, julgue os itens que se seguem.

As doenças psicossomáticas são sintomas evidentes e sempre denunciadores de transtornos psíquicos graves.

Resolva a questão aqui ›