A projeção refere-se ao ato de representar um objeto atr...

A projeção refere-se ao ato de representar um objeto através da passagem por todos os seus pontos de retas projetantes que intersectam um plano de projeção, assim formando a representação do objeto nesse plano. As características destas retas de projeção dependem do sistema de projeção que está a ser utilizado. Atente ao que se diz a seguir sobre esse tema e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A épura é uma representação, num plano, de qualquer entidade geométrica, mediante projeções ortogonais. Ela é muito usada em geometria descritiva e em desenho técnico para a representação de modelos e resolução de problemas.

( ) A abscissa é a coordenada horizontal de um referencial plano de coordenadas cartesianas.

( ) O diedro é a região limitada por dois semiplanos perpendiculares entre si.

( ) Um plano bissetor divide um quadrante, ou diedro, ao meio (45 graus), estando a linha de terra contida nesses planos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, F, F.
  • C. F, V, V, F.
  • D. F, F, F, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A técnica laser-ultra-som figura entre as mais promissoras para rotinas de metrologia de micro e macroestruturas. Nessa técnica, um feixe laser (normalmente pulsado) incide em uma amostra sólida gerando ultra-som por meio do regime termo-elástico ou ablativo. Um outro feixe laser (normalmente contínuo), acoplado a um sistema interferométrico, é então direcionado para a superfície da amostra para detecção do ultra-som gerado. Como a geração e a detecção de ultra-som são ambas realizadas por dois feixes ópticos, a técnica é totalmente remota, podendo ser utilizada em amostras submetidas às mais extremas condições de temperatura e pressão. A focalização dos feixes ópticos com lentes adequadas possibilita, também, a aplicação da técnica em amostras com superfícies bastante irregulares e de difícil acesso. Outra grande vantagem oferecida pela técnica laser-ultra-som é a geração simultânea de diferentes tipos de ondas elásticas (ou ondas de ultra-som) em sólidos, incluindo ondas volumétricas (longitudinais e transversais), ondas de superfície (Rayleigh) e ondas guiadas (ondas de Lamb em placas, ondas de flexão em cilindros etc.). Essas características não são possíveis com técnicas convencionais de geração e detecção de ultra-som com transdutores piezoelétricos.

 Considerando essas informações, julgue os seguintes itens, referentes à técnica laser-ultra-som.

É correto afirmar que um sistema laser-ultra-som de alta precisão não exibe, necessariamente, alta acurácia.

Resolva a questão aqui ›


 

A partir das ideias do texto acima, julgue os itens a seguir.

O espaço geográfico, seja no estudo da demografia, seja considerado como substrato da teoria geográfica, é híbrido.

Resolva a questão aqui ›


Com referência a vírus zika e a anomalias congênitas, julgue os itens a seguir. O exame físico do recém-nascido deve incluir exame neurológico detalhado, primeira mensuração imediata do perímetro cefálico após o nascimento, segunda medição aos cinco dias de nascido, seguida de verificação da presença de características dismórficas e de anomalias congênitas que possam comprometer outro(s) órgão(s).

Resolva a questão aqui ›