Maria Inês de Souza Bravo e Murilo Castro de Matos, em ar...

Maria Inês de Souza Bravo e Murilo Castro de Matos, em artigo intitulado “Reforma sanitária e projeto éticopolítico do serviço social”, publicado no livro “Saúde e Serviço Social”, pela editora Cortez em 2004, apresentam um breve resgate sobre a trajetória histórica do serviço social na área da saúde. Nesse sentido, conforme os autores, é CORRETO afirmar:

I. É no bojo do processo histórico-econômico e político, marco da conjuntura brasileira dos anos 1930, que ocorre a formulação da política de saúde, que teve caráter nacional, bem como o surgimento das primeiras escolas de serviço social.

II. A conjuntura de 1930 a 1945 caracteriza o surgimento da profissão no Brasil, com influência européia, e a área da saúde foi a que concentrou maior quantitativo de profissionais de serviço social.

III. Em 1945, com as exigências e necessidades do modelo capitalista implantado, bem como em função do término da 2ª Guerra Mundial, a ação profissional do serviço social na saúde também se amplia transformando-se no setor que mais absorveu os assistentes sociais.

IV. O conceito definido em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em que saúde é vista como “ausência de doenças”.

Está(ão) CORRETA(s):

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis