Por vezes o Fiscal de Obras Públicas precisa realizar açõ...

Por vezes o Fiscal de Obras Públicas precisa realizar ações de verificação de planilhas orçamentárias compostas por milhares de itens de serviços distintos como, por exemplo, nas ações de produção de Curva ABC para certificar-se da manutenção de compatibilidade dos preços de mercado em aditivos contratuais, quando da necessidade e dentro das previsões e limitações legais. A classificação ABC é baseada no princípio de Pareto, que, resumidamente, diferencia os itens mais importantes dos de menor importância: a faixa A representa serviços que representam um percentual acumulado de 50% do valor total do orçamento, a faixa B que se situa entre os percentuais acumulados de 50% a 80%, ou seja, representa itens que representam 30% do valor orçamentário total e, por fim, a classe ou Faixa C que contém os serviços situados entre os percentuais de 80% a 100%. Na prática, é comum o Fiscal não dispor de softwares orçamentários que produzam automaticamente a Curva ABC; nesses casos, o profissional utiliza-se de planilhas eletrônicas. Considerando a hipótese de que o Fiscal de Obras deve dispor do orçamento a ser analisado em formato XLS e adotar uma sequência lógica de procedimentos, analise as seguintes afirmações:

I. Caso a obra seja composta por várias etapas, com uma única planilha orçamentária englobando todas as etapas, o Fiscal de Obras deverá separar o orçamento em várias planilhas por etapa da obra.

II. Nas planilhas obtidas no passo anterior, incluem-se todas as linhas necessárias de títulos subtítulos, totais e subtotais do orçamento, excluindo-se as linhas nas quais são descritos os serviços, quantidades e preços unitários.

III. De forma geral, alguns serviços repetem-se várias vezes na planilha, devendo-se agrupá-los para que constem uma única vez. Pode-se, para isso, ordenar a planilha por nome de serviço ou por preço unitário, agrupando os serviços semelhantes em uma única linha que fornecerá os quantitativos somados dos serviços agrupados.

IV. Após a conclusão do passo anterior, ordena-se a planilha em ordem decrescente dos valores parciais de cada serviço, obtidos através da multiplicação de suas quantidades agrupadas pelos respectivos preços unitários.

V. Por fim, criam-se as colunas “% do serviço” e “% acumulado”, podendo então ser traçada e utilizada a Curva ABC.

Considerando a elaboração de uma Curva ABC, está correto o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis