Quando o administrador da empresa comparou o processo de...

Quando o administrador da empresa comparou o processo decisório de dois de seus subordinados, percebeu que X é mais lento para processar as informações, quase sempre demorando mais tempo para decidir do que Y, e que sua escolha final nem sempre é a melhor. Além disso, quando existe uma óbvia dimensão de risco associada à sua decisão, X sempre prefere assumir o risco.

Dos diferentes estilos de tomada de decisões de X e Y conclui-se que enquanto Y tem estilo

  • A. diretivo, com alta tolerância à ambiguidade e busca a racionalidade, X tem um estilo analítico com pouca tolerância à ambiguidade.
  • B. conceitual, que considera um grande número de alternativas possíveis para o problema e dados de várias fontes, X tem um estilo comportamental focado no longo prazo e no uso de dados confiáveis.
  • C. analítico, que o leva ao desejo de mais informações e à consideração de número maior de alternativas, X tem um estilo conceitual com alta tolerância à ambiguidade e uma visão ampla dos fatos.
  • D. comportamental e gosta de conversar com as pessoas uma por uma para compreender seus sentimentos sobre o problema, X tem um estilo conceitual, preferindo soluções claras e eficientes, embasadas em regras e procedimentos.
  • E. utilitarista e toma decisões embasado em regras justas e imparciais, de maneira que exista uma distribuição equitativa de custos e de benefícios, X tem um estilo deontológico e toma decisões visando ao bem-estar da maioria.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O prefeito de certo município encomendou uma pesquisa para avaliar a adesão da população local às campanhas de vacinação. Uma das perguntas feitas aos pais questionava quais doses entre as três doses da vacina tetravalente seus filhos tinham tomado, considerando que cada dose pode ser tomada independentemente da outra. O resultado da pesquisa, que obteve informações advindas de 480 crianças, apontou que:

Outra pergunta dessa mesma enquete era referente à vacina BCG, cuja dose é única.

De acordo com os dados acima, julgue os itens que se seguem.

Na situação considerada, mais de 80 crianças tomaram apenas a terceira dose da vacina tetravalente.

Resolva a questão aqui ›


NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Numa profissão interventiva, como o Serviço Social, o problema da ideologia está presente de forma permanente, inclusive devido a sua intrínseca dimensão política. Sobre este tema, dependendo da perspectiva teórico-metodológica adotada, podem-se encontrar variadas formas de compreensão. Sobre este tema analise as proposições abaixo:

1- Na perspectiva clássica de Marx, a concepção de ideologia está relacionada exclusivamente à forma de pensar da classe dominante.

2- O Serviço Social, ancorado em uma perspectiva emancipadora, rejeita a convivência com visões ideológicas, por comprometerem a objetividade da ação profissional.

3- No funcionalismo, a ideologia é sempre alvo de combate devido sua profunda relação com a elite dominante da sociedade.

4- A matriz nascida do pensamento marxiano " depois da superação da hegemonia do marxismo- leninismo " entende que as ideologias são inerentes às práticas sociais, considerando que a sociedade capitalista implica, necessariamente, uma intrínseca luta de classes, as quais constroem suas "ideologias" que se chocam permanentemente nas relações sociais.

O correto está apenas em:

Resolva a questão aqui ›


De acordo com a Lei 8.080/90, a saúde é direito fundamental do ser humano. Marque a alternativa que corresponde aos objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

I. a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

II. a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

III. a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas;

IV. a garantia de acesso sobre os bens públicos;

V. a acessibilidade dos fatores condicionantes para a saúde da população de abrangência.

Resolva a questão aqui ›