Muitas são as teorias sobre liderança, motivação e satis...

Muitas são as teorias sobre liderança, motivação e satisfação no trabalho; conhecê-las é um passo importante para uma boa gestão organizacional, seja na administração pública ou na administração privada. Assinale a alternativa INCORRETA sobre algumas das teorias de liderança, motivação e satisfação no trabalho.
  • A. A Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg, considera que a motivação para o trabalho se sustenta em fatores higiênicos ou insatisfacientes e fatores motivacionais ou satisfacientes.
  • B. A Teoria das Necessidades Aprendidas, de David McClelland, está ligada a conceitos de aprendizagem e focaliza três necessidades básicas: necessidade de realização, necessidade de poder e necessidade de afiliação.
  • C. A Teoria ERC, de Clayton P. Alderfer, acrescentou à Teoria da Hierarquia das Necessidades, três outras necessidades consideradas essenciais: necessidade de existência, necessidade de relacionamento e necessidade de crescimento.
  • D. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, tem como hipótese básica que, em cada pessoa, há uma hierarquia de cinco necessidades humanas: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima, de autorrealização.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A Lei Complementar 104, de 10/01/2001, alterou e incluiu alguns dispositivos do CTN relativos à divulgação pela Administração Tributária e por seus funcionários de informações obtidas em razão de suas atividades. Regra geral, o Código Tributário Nacional veda a divulgação destas informações, havendo, no entanto, algumas exceções. De acordo com o CTN, é permitida a divulgação de informações, dentre outros, em casos de

Resolva a questão aqui ›


A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Segundo a Lei 9.784/99 que regula os processos administrativos no âmbito federal, a qual elenca os critérios a serem observados nestes processos, podemos identificar alguns deles nas assertivas abaixo. Identifique e assinale a alternativa correta:

I. Atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé; adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.

II. Atendimento a fins de interesse específico, sendo autorizada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências; cobrança de despesas processuais.

III. O processo administrativo somente deverá ser provocado pelas partes interessadas, sendo vedada a impulsão de ofício

. IV. Interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

A sequência correta é:

Resolva a questão aqui ›


Acerca da ecologia florestal, julgue os itens a seguir.

Por ser um ecossistema marginal, com pouca interação com outros próximos, o manguezal é considerado um ecossistema pouco dinâmico e produtivo.

Resolva a questão aqui ›