O orçamento anual pode ser alterado por meio de créditos...

O orçamento anual pode ser alterado por meio de créditos adicionais, ou seja, autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária. Nos termos da Lei nº 4.320/1964, os créditos adicionais são classificados em suplementares, especiais e extraordinários, para serem utilizados nas situações que a referida Lei especifica. Em relação a isso, é correto afirmar que:
  • A. Especiais, são os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
  • B. Extraordinários, são os destinados a reforço de dotação orçamentária.
  • C. Suplementares, são os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
  • D. Especiais, são os destinados a reforço de dotação orçamentária.
  • E. Suplementares, são os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A Qualificação de Fornecedores visa diminuir os riscos nas relações entre contratante e contratado, além de assegurar o fornecimento de insumos dentro de um padrão de qualidade estabelecido com o mínimo esforço em ações corretivas. Por isso, pode-se afirmar:

1) Um fornecedor que apresenta os menores preços pode se revelar incapaz de exercitar os serviços previstos dentro de prazos estabelecidos e/ou atender aos parâmetros de qualidade desejados.

2) Um fornecedor vitorioso é aquele que está mais preparado para a redução de custos e fornecer serviços que agregam valor ao cliente.

3) Ao qualificar um fornecedor busca-se obter a uniformidade da qualidade, segurança e eficácia dos produtos e serviços adquiridos, almejando a melhora contínua dos processos organizacionais.

Quantas dessas afirmativas estão corretas?

Resolva a questão aqui ›


A rede de computadores mundial é dividida em classes de endereçamento. Uma possível máscara de rede para um computador conectado a uma rede classe B pode ser definida como

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de quarenta e cinco anos de idade relatou ao médico que sofria, havia um mês, de irritabilidade, fraqueza muscular, emagrecimento e insônia e que, havia dois dias, iniciara quadro de taquicardia, razão pela qual procurara o pronto atendimento. Nessa ocasião, o exame físico foi considerado normal, exceto pelos sintomas de pele quente, tremor de extremidades e hiper-reflexia. O paciente apresentou, ainda, níveis elevados da pressão arterial (160 mmHg × 70 mmHg) e da frequência cardíaca (144 bpm), com ritmo cardíaco irregular em dois tempos. O eletrocardiograma demonstrou fibrilação atrial de alta resposta ventricular.

Considerando o caso clínico descrito acima, assinale a opção que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável.

Resolva a questão aqui ›