Todas as pessoas que têm impedimento de longo prazo de na...

Todas as pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e que, em interação com uma ou mais barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, são consideradas como pessoas com deficiência. Quanto aos direitos e deveres previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), é correto afirmar que
  • A. a deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa para exercer o direito à curatela.
  • B. a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário na tramitação de procedimentos judiciais em que for interessada.
  • C. aos planos e seguros privados de saúde é facultada, em caráter excepcional, a cobrança de valores diferenciados das pessoas com deficiência, em razão de sua condição.
  • D. a pessoa com deficiência, em situação de curatela, não há necessidade de sua participação para a obtenção de consentimento prévio, livre e esclarecido quando da submissão a realização de procedimentos médicos eletivos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com respeito às bibliotecas públicas, julgue os itens que se seguem.

Conforme a UNESCO, a biblioteca pública é uma demonstração prática de fé da democracia na educação universal, considerada como um processo contínuo ao longo de toda a vida e no reconhecimento de que a natureza do homem se realiza no saber e na cultura.

Resolva a questão aqui ›


A farmacognosia pode ser definida como o estudo das substâncias naturais, principalmente das de origem vegetal, que possuem ação biológica. Muitas técnicas botânicas, químicas e físicas utilizadas em farmacognosia são úteis para a análise forense. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir.

Alcalóides tropânicos apresentam em comum uma estrutura bicíclica que contém os anéis de pirrolidina e piperidina. São exemplos de alcalóides tropânicos a ergotamina, a hiosciamina e a cocaína.

Resolva a questão aqui ›