Uma unidade de conservação (UC) do tipo monumento natura...

Uma unidade de conservação (UC) do tipo monumento natural foi criada, por decreto estadual, com a finalidade de proteger um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes no país. Anos depois, visando ao fomento do turismo no local, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) do estado resolveu transformar a UC em uma área de relevante interesse ecológico, por meio de portaria. Realizaram-se a consulta pública e os estudos técnicos pertinentes. A SEMA então autorizou, independentemente de licenciamento ambiental, a instalação de um empreendimento de hotelaria ao lado da UC, às margens de um rio que possui mais de 12 m de largura, o que pode causar significativa degradação ambiental.

A respeito da situação hipotética apresentada e de aspectos legais a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

Infere-se que o empreendimento de hotelaria será instalado na zona de amortecimento, que é classificada como área de preservação permanente.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Dentre as alternativas adiante, assinale aquela que apresenta critérios que configuram resultado analítico adverso para a presença das formas recombinantes de Eritropoetina analisadas em SDS-PAGE ou SARCOSYL-PAGE.

Resolva a questão aqui ›


Segundo Amélia Cohn e Paulo E. Elias (1999), na realidade imposta ao Sistema de Saúde, um dos problemas centrais reside no financiamento do setor, não apenas pela escassez de recursos, mas pela forma de financiamento. O que pode ser identificado por duas modalidades básicas ou puras, através de aportes de recursos:

Resolva a questão aqui ›


Quanto às concepções acerca de instituições, julgue os itens a seguir.

O conceito de instituição relaciona-se à ideia de um conjunto de regras mais ou menos formais, ou seja, considera tanto as regras do jogo social quanto as de uma comunidade particular, partindo dos costumes e abrangendo direito ou a constituição de uma nação.

Resolva a questão aqui ›