“O tamanho desse problema rompeu fronteiras e torna-se um...

“O tamanho desse problema rompeu fronteiras e torna-se uma praga mundial”.

Nesse segmento do texto, as duas formas verbais pertencem a tempos diferentes; isso ocorre por:

  • A. erro nesse emprego, já que ambos deveriam ser do mesmo tempo verbal;
  • B. indicação respectiva de uma ação passada e de um fato atual;
  • C. tentativa de dar destaque a uma realidade do presente;
  • D. demonstração de um fato já completado e outro que se encontra em fase inicial;
  • E. desejo de mostrar que fatos atuais são decorrentes de ações passadas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O modelo organizacional tradicional foi moldado no início do século XX para as condições da Era Industrial. As principais características deste modelo eram: comando centralizado, cargos definitivos com atribuições estritamente delimitadas, regras e regulamentos para estabelecer ordem e eficiência, e departamentos funcionais com objetivos específicos. Hoje, na Era da Informação e em tempos de globalização, a estrutura organizacional tem como características: redução dos níveis hierárquicos e descentralização, autocontrole e autodireção do desempenho pelas próprias pessoas, tarefas mais complexas e diferenciadas, cargos mutáveis, trabalho em equipes multifuncionais e autogeridas e interação constante para a busca de eficácia. Chiavenato denomina este modelo atual como:

Resolva a questão aqui ›


 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

A utilização do acento grave indicativo de crase em “quanto às reformulações educacionais e às mudanças” (l.11-12) justifica-se pelo emprego da preposição a, requerida por “quanto” ― quanto a ―, e do artigo definido, no plural, as, que precede “reformulações” e “mudanças”.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente com 49 anos de idade procurou o ambulatório de neurologia com queixas de cefaléia, tontura e desequilíbrio progressivos que eram eventuais há mais de um ano e que pioraram muito nos últimos dois meses. Atualmente, seus conhecidos comentam que ele está andando como se estivesse bêbado. Há duas semanas, os sintomas se agravaram e ele começou a ter vômitos matinais e pós-alimentares, com náuseas persistentes e visão dupla. Como estava desempregado há seis meses, relacionou o quadro à instabilidade emocional devido aos problemas financeiros. O exame neurológico evidenciou papiledema e oftalmoparesia do VI nervo craniano bilateral, nistagmo vertical e horizontal, anacusia direita, ataxia apendicular, pior à direita, e marcha ebriosa. Clinicamente, o paciente se encontra emagrecido e desidratado.

Com referência ao caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

A tomografia de crânio é útil no caso em tela para avaliar a presença de hidrocefalia como complicação de lesão expansiva na região do ângulopontocerebelar.

Resolva a questão aqui ›