Atente para o que afirmam Pasquale e Ulisses (2004) sobre...

Atente para o que afirmam Pasquale e Ulisses (2004) sobre a frase e a pontuação:

Tomando como referência as prescrições da gramática normativa, atente para os excertos do artigo lido e respectivas análises. A seguir, assinale a opção que contém afirmação INCORRETA:

  • A. “Essencial é aquilo que faz com que a vida não se apequene. Que faz com que a gente seja capaz de transbordar.” É inadequado o uso do ponto final separando a segunda oração adjetiva do seu núcleo, o pronome “aquilo”.
  • B. “Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe; não praticar o que se ensina; não perguntar o que se ignora”.  Está adequado o uso do ponto e vírgula separando constituintes do aposto enumerativo, o qual é indicado pelos dois pontos.
  • C. “Por incrível que pareça esse termo francês significa, na dança, ficar apenas alternando um pé com o outro, mexendo o corpo para lá e para cá, mas, sem sair do lugar.” É inadequada a ausência da vírgula que deveria ocorrer após a oração adverbial deslocada para o início da sentença.
  • D. “Se você e eu não tivermos medo nem dor, ficamos muito vulneráveis.”  Está inadequado o uso de vírgula separando o sujeito composto (você e eu) do predicado a ele referente – “ficamos muito vulneráveis”.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em se tratando de elemento do campo 3XX, assinale a alternativa INCORRETA.

Resolva a questão aqui ›


A figura acima mostra uma janela do Word 2002, com parte de um texto em processo de edição, no qual a palavra "oeste" está destacada. Com relação a esse texto, ao Word 2002 e à situação ilustrada na figura, julgue os itens que se seguem.

A ferramenta  permite ampliar ou reduzir a exibição do documento ativo.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da classificação de algumas dessas áreas e de possíveis ameaças ao ecossistema, julgue os itens de 85 a 89.

As recentes descobertas de novas reservas petrolíferas acarretam o desenvolvimento econômico da nação, podendo, ao mesmo tempo, aumentar o risco de contaminação das bacias marítimas.

Resolva a questão aqui ›