Apesar de apresentar alguns termos típicos da linguagem m...

Apesar de apresentar alguns termos típicos da linguagem médica, os quadrinhos, quando considerados contextualmente, e analisando-se linguagens verbal e não verbal, podem ser compreendidos por leigos. Neles, nota-se que:
  • A. o paciente não tem noção da real situação de sua saúde, considerando que "pneumonia" seria, dentro de sua realidade, um dos piores dentre os diagnósticos imagináveis.
  • B. o paciente imagina que tem uma pneumonia, o que aponta, de maneira crítica e indireta, para os riscos de pesquisas sobre doenças na internet.
  • C. médico e paciente estão, ambos, equivocados em seus diagnósticos hipotéticos, pois o aparelho de raio-X, que aparece ao fundo, está quebrado.
  • D. faz-se uma crítica à incapacidade de médicos e pacientes de se entenderem mutuamente, já que médicos não compreendem a linguagem coloquial e pacientes jamais entendem qualquer termo técnico da área de saúde.
  • E. faz-se um elogio à capacidade diagnóstica do médico que lê o exame, bem como à qualidade técnica da aparelhagem utilizada para a realização de quaisquer exames no Brasil.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Bakhtin* assevera o seguinte: "Qualquer enunciado considerado isoladamente é, claro, individual, mas cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados". Esse trecho, de acordo com esse linguista russo, designa:

Resolva a questão aqui ›


Para os efeitos da emissão, substituição ou anotação de Carteiras de Trabalho e Previdência Social considerar-se-á crime de falsidade

Resolva a questão aqui ›


Considere hipoteticamente que a equipe médica de uma grande empresa faça pequenas estatísticas acerca do nível de colesterol dos colaboradores e saiba que essa variável é normalmente distribuída com média e variância σ conhecida. Com base em uma amostra de 30 funcionários dessa variável, a equipe obteve o seguinte intervalo de 95% de confiança para a média : ,̅ em ± q 1u1e ̅ é o valor da média do nível de colesterol na amostra coletada. Em relação a esse intervalo, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›