A. O enu...

Assinale a opção CORRETA em relação ao texto.
  • A. O enunciado “Durante sessenta anos de vida terrena pererecou como um peru em cima da gramática” manifesta o respeito que Aldrovando Cantagalo conservava pela normatividade gramatical.
  • B. A nominalização “mártir da gramática” porta em seu âmbito uma apreciação negativa em relação à postura das outras pessoas sobre o emprego correto da gramática de que lançou mão Aldrovando Cantagalo durante a sua vida.
  • C. No excerto “fique este documento da sua vida como pedra angular para uma futura e bem merecida canonização”, Lobato sugere que Aldrovando Cantagalo foi um santo, por suportar as críticas que lhe lançavam comumente durante a sua vida de “mártir da gramática”.
  • D. Aldrovando Cantagalo cometeu um deslize porque empregou um pronome utilizado coloquialmente como de segunda pessoa em um texto escrito, em que, para o pai de sua amada, deve-se seguir à risca as prescrições gramaticais, ou seja, o pronome deve necessariamente referir-se à terceira pessoa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O emprego de mecanismo de coesão textual em “O tempo do relógio se sobrepõe ao tempo natural, em que cada coisa acontece na hora certa, sem angústia ou ansiedade.” (4º§) permite a compreensão do texto de que

Resolva a questão aqui ›


Acerca de anestesia regional, julgue os itens seguintes. A ultrassonografia usada em anestesia regional permite reduzir a latência dos bloqueios, diminuir o volume de anestésico local utilizado e baixar a incidência de lesões nervosas por agulha.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. É correto afirmar que a sequência que contém apenas impostos que os Estados têm competência para instituir é:

Resolva a questão aqui ›