Para responder às questões de números 24 e 25, considere ...

Para responder às questões de números 24 e 25, considere a passagem final do texto: “E disse que dali para a frente era conosco, porque a sorte não ajuda quem não a ajuda a ajudar.” É correto afirmar que o termo “a”, no trecho “não a ajuda”, é
  • A. um artigo, que identifica o gênero da palavra “ajuda”.
  • B. uma preposição, exigida pelo substantivo “ajuda”.
  • C. uma preposição, exigida pelo verbo “ajudar”
  • D. um pronome, que se refere à palavra “sorte”.
  • E. um pronome, que se refere à palavra “conosco”.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

À luz do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), julgue os itens seguintes. Mediante autorização específica da respectiva corregedoria e comunicação aos órgãos de trânsito competentes, o veículo utilizado por magistrado que exerça competência ou atribuição criminal poderá, por motivo de segurança e de forma provisória, transitar, excepcionalmente, com placas especiais, de modo a impedir a identificação de seu usuário.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir acerca da modulação por espalhamento espectral. O ganho de processamento é uma medida aproximada da capacidade de rejeição de interferência em um sistema de espectro espalhado de sequência direta. Quanto menor o ganho de processamento, maior será sua capacidade de suprimir a interferência na banda.

Resolva a questão aqui ›


Com relação às vias de administração e dispensação de medicamentos, julgue os seguintes itens.

Os fármacos oftálmicos de aplicação tópica, como os colírios, não são absorvidos pela córnea e, por isso, não promovem efeitos sistêmicos.

Resolva a questão aqui ›