Considere o trecho abaixo: É como se Janus não tivesse a...

Considere o trecho abaixo:

É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é. (2o parágrafo)

Assinale a alternativa correta em relação ao trecho.

  • A. Os verbos ter e haver são usados com valor existencial em “tivesse”, “tem” e “há”.
  • B. A expressão “mas sim”, nas duas ocorrências, pode ser substituída por “e sim” sem prejuízo na relação semântica de adversidade.
  • C. A expressão “ou seja” introduz uma informação que retifica um equívoco da informação precedente.
  • D. As formas verbais se alternam, no trecho, exclusivamente entre os tempos pretérito perfeito e presente do modo indicativo.
  • E. As partícula “se” (nas duas ocorrências) e “que” (nas duas ocorrências) funcionam, respectivamente, como pronome oblíquo e pronome relativo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Saurin & Formoso (2006), citando Illingworth (1993), afirmam que há três tipos de canteiros de obra: restritos, amplos e longos e estreitos. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Restritos.

2. Amplos.

3. Longos e estreitos.

Coluna 2

( ) Há possibilidade de acesso em poucos pontos do canteiro e destinam-se, entre outras obras, a trabalhos em estradas de ferro e rodagem, por exemplo.

( ) A construção ocupa o terreno completo ou uma alta percentagem desse. São adequados para construções em áreas centrais da cidade, ampliações e reformas.

( ) Há disponibilidade de acesso para veículos e áreas de armazenamento. Indicados para conjuntos habitacionais horizontais, por exemplo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Resolva a questão aqui ›


Os estreptococos do grupo mutans (EGM) são transmitidos pela mãe a seu bebê, na 1ª infância, sendo essa transmissão considerada como

Resolva a questão aqui ›