“Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, vol...

“Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, voluntária: observo o que quero, porque quero, como quero, da forma que quero, quando quero observar.”

O trecho acima fala de vários aspectos da observação; assinale a opção que apresenta o aspecto cujo valor semântico está explicitado erradamente.

  • A. “o que quero” / o objetivo.
  • B. “porque quero” / a explicação.
  • C. "como quero” / o meio.
  • D. “da forma que quero” / o modo.
  • E. “quando quero observar” / o tempo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A professora Susana propôs uma atividade utilizando textos de jornais para alunos da etapa inicial do ensino fundamental. Uma pessoa leiga no assunto a questionou: "Tão novinhos e já conseguem ler jornais?" A atividade e o questionamento remetem à seqüenciação de conteúdos de linguagem escrita. Assinale a opção que apresenta, corretamente, alguns dos critérios que devem ser considerados para esta seqüenciação quanto aos alunos e quanto às atividades.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos a violência social, educação e escolarização. No período republicano brasileiro, com os avanços da medicina, crianças e adolescentes — negros e brancos — passaram a ser motivo de preocupação, desvelo e investimentos educacionais. A educação desses indivíduos voltava-se para o cultivo de bons hábitos propalados na Europa.

Resolva a questão aqui ›


Com base nessas informações, em decorrência das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal quanto à despesa total com pessoal, o Poder Executivo estadual, ao final do exercício financeiro de 2017,

Resolva a questão aqui ›