Paciente do sexo masculino, trinta anos de idade, hígido,...

Paciente do sexo masculino, trinta anos de idade, hígido, procurou atendimento médico por dor no hemitórax esquerdo que aumentava ao respirar, associada a tosse seca persistente e discreta dispneia, havia dois dias. Estava em bom estado geral, normotenso, frequência cardíaca de 105 bpm, frequência respiratória de 26 irpm e apresentava ausência de murmúrio vesicular à esquerda, além de diminuição da expansibilidade torácica ipsilateral. Afirmou ser tabagista desde os quinze anos de idade, tendo relatado fumar cerca de dez cigarros/dia. Entre os diagnósticos diferenciais para esse paciente estão o pneumotórax e o derrame pleural.

Em relação a esse caso clínico e às enfermidades mencionadas, julgue os itens subsequentes.

A concentração do peptídeo natriurético NT-proBNP no líquido pleural não é útil para o diagnóstico de transudato secundário à insuficiência cardíaca, além de não se correlacionar bem com as medidas sanguíneas do NT-proBNP.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Direito Constitucional

AS QUESTÕES DE NÚMEROS 28 A 40 BASEIAM-SE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

O exercício do poder pelo povo se dá:

Resolva a questão aqui ›


Ainda em relação aos dados apresentados na tabela, assinale a opção correta no que se refere à análise horizontal e vertical do período mencionado.

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao hardware de computadores do tipo PC e a conceitos de computação e informática, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›