Um homem de 55 anos, assintomático, é diagnosticado, em e...

Um homem de 55 anos, assintomático, é diagnosticado, em exame de rotina, com hipertensão arterial leve. O seu IMC é de 24 kg/m2, não apresenta arritmia cardíaca ou suspeita de doença coronária. É orientado para dieta adequada e exercícios físicos regulares, o que após 3 meses não modificou o diagnóstico inicial. O tratamento medicamentoso inicial MENOS recomendado nesse caso será
  • A. inibidor da enzima de conversão da angiotensina.
  • B. bloqueador de receptor de angiotensina II.
  • C. diurético tiazídico.
  • D. bloqueador de canais de cálcio.
  • E. betabloqueador.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) têm-se constituído em grande problema de saúde pública no Brasil. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Bloqueio da cadeia parassimpática com anestésicos pode ser utilizado em alguns casos de dor crônica refratária, a fim de diminuir o desconforto e propiciar técnicas fisioterápicas. No entanto, a cinesioterapia não deve ser empregada, pois agrava o quadro.

Resolva a questão aqui ›


O conceito de feedback migrou da eletrônica e ganhou sua importância nos estudos das relações interpessoais. Ele se coloca como uma ferramenta no desenvolvimento das competências interpessoais, ajudando nas mudanças comportamentais. Para o feedback ser uma ferramenta útil, deve ser usado de forma específica.

A partir dessa ideia, considere as situações de feedback relatadas abaixo.

Situação A: No meio de uma tarefa realizada em grupo, José diz a André: “Você é um péssimo chefe, pois é egocêntrico e grosseiro”.

Situação B: Josefina afirmou à sua colega de trabalho: “Novamente, você impôs sua opinião sem aceitar as críticas dos outros membros do grupo”.

Analisando essas situações, conclui-se pela possibilidade de ser útil o feedback da(s)

Resolva a questão aqui ›