Considere o seguinte relato feito por um estudante de me...

Considere o seguinte relato feito por um estudante de medicina do primeiro ano em unidade de internação psiquiátrica: “(...) o senhor viu aquilo? Que coisa incrível! Nunca imaginei que um paciente psiquiátrico fosse assim! Viu aquela hora que ele ficava olhando debaixo da cadeira, atrás da porta? Como se tivesse algo. Falava sem parar, contando cada absurdo! O melhor foi a história da Copa do Mundo... Ele tava até bem com a conversa de ter sido policial federal, trabalhando na fronteira do estado – onde realmente nasceu –, no combate ao tráfico de drogas e perseguindo inimigos, mas dizer que, depois que veio morar em Porto Alegre, foi convocado pra Copa do México, que havia 3 kg de cocaína dentro da taça e que, por isso, o Maradona jogou bem e ganhou aquela copa!? Aí, fica difícil acreditar... E o bom foi ele te elogiando sempre que o senhor confrontava algum desses absurdos. Sem falar nos – entre aspas – amigos que sempre o alertam quanto ao perigo e à presença de inimigos disfarçados que, na verdade, eram seus pais, principalmente quando ele fuma baseado! Que conversa mais sem nexo... Tinha hora que não entendia nada com coisa alguma! Me deu pena quando ele disse que ficava muito angustiado e que não conseguia dormir com as tais vozes. Sim, e ele ficar repetindo sempre o que a gente falava, parecendo um papagaio. Triste, essa parte.”.

Acerca do caso clínico hipotético apresentado e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A clozapina, um dos medicamentos utilizados para tratar esse transtorno, tem inúmeros efeitos colaterais que tornam de difícil administração, sendo o mais grave destes o elevado risco de agranulocitose, uma condição potencialmente fatal e que ocorre em 13% dos pacientes tratados durante o primeiro ano de exposição.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A microscopia óptica foi o método que permitiu o início dos exames histológicos e citológicos. A partir daí, diversas técnicas passaram a ser desenvolvidas para corte e coloração dos materiais. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

Um exemplo de exame citológico freqüentemente utilizado é o do trato genital feminino para diagnóstico de lesões malignas.

Resolva a questão aqui ›


A diarreia aguda da criança pode ser desencadeada por diversos agentes microbianos. A frequência de cada agente etiológico varia de acordo com as regiões geográficas, as condições higiênicas das comunidades e a competência imunológica das crianças infectadas. Considerando esse conceito epidemiológico, julgue os itens que se seguem, relativos à diarréia infantil. A bactéria responsável pela maioria dos casos de diarreia aguda em crianças é a Shigella sp.

Resolva a questão aqui ›


Para ampliar o acompanhamento e assegurar o cumprimento das metas trienais, a Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, determina:

Resolva a questão aqui ›