Um homem de 55 anos de idade procura um psiquiatra e rel...

Um homem de 55 anos de idade procura um psiquiatra e relata a queixa principal de sintomas depressivos nos últimos 6 meses e que, por conta disso, nos últimos 4 meses, passou a fazer uso de cocaína diariamente para “tentar sair da apatia”, o que relata “aliviar por um tempo e depois afundar no marasmo novamente”. Afirma fazer uso “ocasional” da substância desde a adolescência, tendo certeza de que conseguiria parar quando quisesse. Nega outros sintomas.

Com relação ao caso clínico apresentado e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Entre as drogas de abuso, a cocaína liga-se, com alta afinidade, a todos os três transportadores de monoaminas conhecidos, embora as propriedades estimulantes da droga tenham sido atribuídas sobretudo ao respectivo bloqueio de transportador de norepinefrina (NET).
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com referência ao texto acima, julgue os itens de 71 a 80.

As palavras "Matemática" e "péssima" são acentuadas com base na mesma regra gramatical.

Resolva a questão aqui ›


A respeito do processo organizacional, julgue os itens a seguir. Os controles táticos ou administrativos são controles realizados com foco no desempenho global da organização e com base em seus concorrentes e outros fatores externos.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere ao bloqueio completo do ramo esquerdo do feixe de His, julgue os itens seguintes. Há indicação formal de implante de marca-passo cardíaco transvenoso endocárdico ventricular em pacientes que possuam bloqueio completo do ramo esquerdo do feixe de His.

Resolva a questão aqui ›