Uma idosa de 79 anos de idade, é levada ao psiquiatra pel...

Uma idosa de 79 anos de idade, é levada ao psiquiatra pela filha para avaliação diagnóstica. A filha relata que sua mãe idosa, já há alguns anos, começou a apresentar “esquecimentos”, que foram piorando com o passar do tempo, chegando ao ponto de não mais conhecer coisas, como o telefone. Conta que no início achava que era “da idade” e que, por isso, assumiu todas as atividades financeiras da mãe. Mas, após um episódio em que a senhora se perdeu no bairro após terem deixado o portão aberto, decidiu procurar ajuda. Afirma que ultimamente a mãe só fica em casa e que a paciente não consegue mais fazer atividades que costumava fazer antes, como tomar banho sozinha.

Acerca do caso clínico descrito e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Esse transtorno causa lentidão psicomotora e dificuldade na execução de tarefas complexas, mas memória, linguagem e insight permanecem relativamente intactos nos estágios iniciais e intermediários da doença.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Carlos se obrigou a entregar a Roberto um automóvel fabricado em 1970, mas, diante da dificuldade de adimplemento, ficou acordada a substituição da obrigação pela entrega de um veículo zero km fabricado no corrente ano.

Nessa situação hipotética, de acordo com o Código Civil, ocorreu uma

Resolva a questão aqui ›


Ao elaborar o planejamento dos serviços de uma biblioteca universitária, algumas padronizações foram sugeridas para o setor de referência.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Os usuários podem participar de wikis nos serviços de referência virtual colaborativa, aumentando a indicação de fontes disponíveis de pesquisa.

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao gerenciamento e pessoal envolvido na operação da usina, considere as afirmativas abaixo.

I - A organização operadora deve estabelecer, por escrito, os deveres e as responsabilidades de todas as funções do pessoal envolvido na operação da usina, bem como o número de pessoas qualificadas necessárias para o desempenho dessas funções.

II - A gerência da usina deve analisar continuamente a operação da usina e tomar as ações corretivas apropriadas para a solução de quaisquer problemas identificados.

III - As qualificações requeridas para o pessoal envolvido na operação da usina devem ser definidas pela organização operadora levando em consideração os requisitos estabelecidos em Normas específicas da CNEN , onde aplicável.

IV - O pessoal envolvido na operação da usina deve ser previamente selecionado e submetido a um programa de treinamento e retreinamento, qualificando-se para as suas atividades.

São corretas as afirmativas

Resolva a questão aqui ›