Chega a um consultório um paciente do sexo masculino, de ...

Chega a um consultório um paciente do sexo masculino, de 65 anos de idade, tabagista ativo, com alta carga tabágica, referindo perda ponderal (5 kg em 3 meses) e hemoptise. Investigação prévia: Raio X de tórax com uma lesão sólida no lobo superior direito. Tomografia computadorizada de tórax com contraste: lesão de aspecto nodular, sólida, de 3 cm na sua total dimensão em topografia de lobo superior direito, sem acometimento linfonodal ou outras alterações. Tomografia computadorizada de abdome e crânio: normal. O ultrassom endobrônquico (E-BUS) é negativo para acometimento linfonodal. A mediastinoscopia cervical confirma ausência de acometimento linfonodal.

Em relação ao estadiamento desse paciente, de acordo com a oitava edição do estadiamento para câncer de pulmão, julgue os itens a seguir.

A descrição da extensão anatômica do tumor consiste em três componentes: T para extensão primária do tumor, N para envolvimento linfonodal e M para metástases.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens que se seguem, referentes ao direito civil.

A intimação e a notificação são atos jurídicos materiais ou reais em sentido estrito.

Resolva a questão aqui ›


A respeito dos conceitos de plataformas de comunicação, julgue os próximos itens.

A comutação de dados na rede telefônica pública é semelhante à que é feita em uma rede digital assíncrona, que geralmente requer a utilização de modems. Na rede GSM, o elemento responsável pela implementação dos modems é o IWF (interworking function), formado por um conjunto de modens, os quais são alocados aos usuários que desejam realizar uma comunicação de dados por comutação de circuitos.

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao planejamento de carreira: orientação profissional, Coaching, Mentoring e Counseling, julgue os itens subsequentes. Mentoring pode ser considerado como o ato de entrega de sua vida profissional, seus conhecimentos “do que fazer” e experiências “do como fazer” a outro profissional menos experiente.

Resolva a questão aqui ›