O paciente portador de uma doença de tratamento cirúrgico...

O paciente portador de uma doença de tratamento cirúrgico vivencia, do diagnóstico à alta, três fases importantes: o período pré-operatório, o ato cirúrgico e o período pós-operatório. A duração e as características dessas fases dependem da própria doença, da condição clínica do paciente, da presença de infecção, da necessidade de uma conduta rápida, como nas urgências e emergências, ou do fato de ser possível demorar mais tempo para tomar uma decisão, como no caso das cirurgias eletivas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A tricotomia do local da incisão cirúrgica deve ser feita na véspera da cirurgia, para diminuir a taxa de infecção da ferida operatória.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

João adquiriu de Pedro um imóvel e nele reside com sua família. Em determinado dia e hora, um oficial de justiça comparece na residência de João e promove a citação dele em ação reivindicatória promovida por Manuel, que se diz proprietário do imóvel, tendo adquirido o mesmo de Maria, conforme documentos acostados. Observadas as hipóteses de intervenção de terceiros, quais as opções possíveis, ainda que independentes entre si?

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao questionamento acima.

( ) João promover a denunciação da lide a Pedro.

( ) Pedro requerer seu ingresso na demanda na condição de assistente.

( ) Pedro requerer seu ingresso na demanda na condição de assistente litisconsorcial.

( ) Manuel, ao ajuizar a demanda contra João, denunciar a lide à Maria.

( ) João promover o chamamento ao processo de Pedro.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Resolva a questão aqui ›


Paciente de 8 anos de idade apresenta febre, dores articulares, exantema macular com bordas bem demarcadas em tronco e em extremidades e aparição de nódulos subcutâneos em algumas articulações. Possui história de infecção do trato respiratório superior no último mês, confirmando a suspeita de febre reumática (FR).

Quanto a essa doença cardíaca adquirida, e considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.

Há susceptibilidade genética à FR.

Resolva a questão aqui ›


Para a restauração com resina fotopolimerizável, é feito como parte do procedimento o ataque ácido. O ataque ácido serve para:

Resolva a questão aqui ›