Um paciente tabagista, que fuma em média 30 cigarros ao ...

Um paciente tabagista, que fuma em média 30 cigarros ao dia, queixa-se de desconforto respiratório e mal-estar. Tem tosse produtiva com secreção amarelada, quadro que ele afirma ter piorado nos últimos 5 dias. Ao exame, verifica-se que seu tórax está dilatado em seu diâmetro ântero-posterior e láterolateral, com diminuição difusa do murmúrio vesicular e sibilos expiratórios universalmente audíveis.

Acerca do quadro clínico apresentado e das doenças pulmonares, julgue os itens subseqüentes.

Corticoterapia está proscrita para esses casos, pois os pacientes têm as vias aéreas colonizadas e freqüentemente falecem de pneumonias graves.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Dentre as regras contidas na Constituição Federal que devem ser obrigatoriamente observadas pelas leis orgânicas municipais NÃO se encontra aquela segundo a qual

Resolva a questão aqui ›


A figura acima ilustra um arranjo utilizado para demolição de parede. Nesse arranjo, uma esfera de massa M, considerada idealmente como uma partícula, encontra-se pendurada por um cabo de aço inextensível de comprimento L preso a uma argola sem atrito. O cabo L faz um ângulo θ com relação a direção vertical e a massa M se encontra, inicialmente, à distância D do anteparo A (parede).

Considerando essa situação, julgue os itens que se seguem.

Considere que, ao se chocar com o anteparo A, a partícula de massa M fique em repouso, e posicionada na mesma altura que estava ao ser liberada. Nesse caso, o trabalho realizado pelas forças dissipativas que atuam entre o anteparo e a partícula será igual a M⋅v2/2, em que v é o módulo da velocidade imediatamente antes do choque.

Resolva a questão aqui ›


Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens seguintes.

Se do limite de tolerância, em gramas de álcool por litro de sangue, do país Y for igual à soma de 25% do limite dos EUA com do limite da França, o limite de tolerância do país Y será inferior ao da Rússia.

Resolva a questão aqui ›