Maria, com cinquenta e quatro anos de idade, é portadora ...

Maria, com cinquenta e quatro anos de idade, é portadora de diabetes melito tipo 2, hipertensão arterial e dislipidemia. O diabetes foi diagnosticado, aos vinte e quatro anos de idade, em sua primeira gestação. Desde então, Maria faz acompanhamento regular com nutricionista e médico clínico e tem boa adesão ao tratamento medicamentoso. Há dez anos, usa metformina, enalapril e ácido acetilsalicílico em posologia adequada. Os dados de seu monitor de glicemia revelam glicemia média semanal de 162 mg/dL e variabilidade da glicemia de 63 mg/dL. Seus exames mais recentes mostram hemoglobina glicada de 7,3%, glicemia pós-prandial de 185 mg/dL e glicemia de jejum de 99 mg/dL, colesterol total de 190 mg/dL, colesterol HDL de 40 mg/dL e colesterol LDL de 130 mg/dL. O IMC de Maria é de 27,5 kg/m².

No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

No tratamento de Maria devem-se incluir medicamentos que favoreçam a perda de peso, como sulfonilureias, glinidas e incretinomiméticos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Condições precárias de saneamento, levando ao aumento das infestações parasitárias, podem prejudicar a absorção da vitamina:

Resolva a questão aqui ›


Acerca da posse e da propriedade, julgue os itens que se seguem.

A posse exercida sobre bem imóvel da administração pública é sempre precária e não é sujeita a usucapião. No entanto, deverá o ocupante que erigiu construção em terra pública ser indenizado por benfeitorias, sendo-lhe assegurado o direito de retenção, com fundamento na proibição do ordenamento jurídico ao enriquecimento sem causa do proprietário, em prejuízo do possuidor de boa-fé.

Resolva a questão aqui ›


Em relação ao destino final dos resíduos, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›