Determinada paciente de 85 anos de idade é hipertensa, d...

Determinada paciente de 85 anos de idade é hipertensa, diabética tipo II, dislipidêmica, obesa, sedentária e com diagnóstico de depressão, gonartrose e DPOC, em uso de atenolol, hidroclorotiazida, metformina, insulina NPH, fluoxetina, dipirona, além de formoterol + budesonida e salbutamol inalatórios. Ela é levada à consulta pela própria filha e cuidadora, com a qual mora. O antigo médico do posto de saúde encaminhou a paciente para o cardiologista, o endocrinologista, o psiquiatra, o ortopedista e o pneumologista para que esses profissionais realizassem o manejo das patologias, a filha do paciente de que não haveria necessidade de manter acompanhamento no posto de saúde. A filha, entretanto, queixa-se da dificuldade de acesso para esses profissionais, visto que ela não possui carro próprio e precisa deslocar-se com a mãe de ônibus, sendo que a paciente tem certa limitação para locomoção e outras atividades básicas de vida diária (ABVD). No que tange a esse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
  • A. Como a paciente é idosa, com limitações para ABVD, comorbidades e polifarmácia, deve manter o respectivo acompanhamento apenas no nível terciário, mais adequado para manejo de casos dessa complexidade.
  • B. A paciente deve ser cuidadosamente reavaliada considerando o controle das respectivas patologias, objetivando diminuir a necessidade do acompanhamento terciário e voltar a ter a abordagem das suas condições no posto de saúde.
  • C. Como a paciente já iniciou o próprio acompanhamento nesses especialistas, este deve ser mantido, tendo em vista o princípio do atendimento longitudinal do sistema de saúde.
  • D. Como a atenção primária não apresenta programa de atenção específico para DPOC, a paciente necessariamente deve continuar o respectivo acompanhamento com o pneumologista.
  • E. Como a atenção primária deve focar-se nas iniciativas de prevenção de doença e promoção de saúde, a permanência dessa paciente exclusivamente no atendimento primário é inadequada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em sistemas de comunicações de dados, geralmente são empregados códigos corretores de erro para melhorar o desempenho desses sistemas. Sabendo-se que C é um código corretor de erro de bloco com capacidade de correção igual a 2, a capacidade máxima de detecção de C é

Resolva a questão aqui ›


O computador hipotético Cesar é uma simplificação de uma das arquiteturas mais populares para processadores de pequeno porte, o PDP-11, que serviu de inspiração para o projeto de microprocessadores de 4, 8 e 16 bits. Portanto, algumas das características básicas de Cesar são:

Resolva a questão aqui ›


Questão de Medicina

Uma mulher com trinta e dois anos de idade, após ser promovida no emprego, procurou atendimento psiquiátrico. Relatou que esteve muito relutante em assumir o novo cargo devido às dificuldades que esse cargo impõe aos ocupantes. Informou que sempre ficava muito ansiosa quando tinha de interagir com pessoas que não conhecia bem, e que isso aumentava sua frequência cardíaca e a sudorese, além de deixar a boca seca. A paciente informou que, em reuniões, apresentava um comportamento de medo por achar que iria falar alguma coisa irrelevante ou cometer alguma gafe. Sentia-se aterrorizada quando precisava falar em público. Disse que o quadro se agravou desde que assumiu o novo cargo, que exige maior interação com pessoas.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

O medicamento mais indicado para o tratamento dessa paciente é a bupropiona.

Resolva a questão aqui ›