Homem de 72 anos de idade, DPOC prévio, procura emergênc...

Homem de 72 anos de idade, DPOC prévio, procura emergência por piora da dispneia e mudança do padrão do escarro (amarelado nos últimos dias). É realizada gasometria arterial na chegada, que evidencia pH = 7,20; pCO2 = 100 mmHg; pO 2 = 67 mmHg; HCO 3 = 36 mEq/L; e BE = + 9.

Em relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Se o paciente for submetido à ventilação mecânica, deve-se manter um volume minuto baixo, em razão do alto risco de barotrauma.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação a técnicas de coleta, fixação e conservação de amostras em parasitologia, julgue os itens seguintes. Para se realizar a técnica de concentração e se preservarem os trofozoítos e os cistos de protozoários, é indicado o fixador de Schaudinn.

Resolva a questão aqui ›


O uso excessivo e desnecessário do gerúndio é considerado vício de linguagem. Esse vício prejudica a objetividade e a clareza da comunicação. Além de ser um problema ético, segundo o texto. Para que haja adequação à norma padrão da língua é possível substituir algumas formas de gerúndio por:

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue os próximos itens.

No primeiro quadrinho, no balão em que se apresenta a fala do Bugio, a organização da fala em frases nominais torna a compreensão mais direta e clara – trata-se de características comuns da linguagem dos textos em quadrinhos: é direta, clara e simples.

Resolva a questão aqui ›