Um homem de 60 anos de idade apresentou-se ao pronto-soc...

Um homem de 60 anos de idade apresentou-se ao pronto-socorro com fadiga profunda e hemoglobinúria, depois de ter consumido favas no jantar. O paciente apresentava o seguinte quadro: Hb = 6,0 g/dL (N = 12-17), Ht = 18% (N = 36%-42%); contagens de leucócitos e plaquetas foram normais; LDH 1.200 mg/dL; hiperbilirrubinemia indireta (BT = 6,0, sendo bilirrubina direta = 1,0 e bilirrubina indireta = 5,0); reticulócitos = 26%; o teste de Coombs direto e o indireto resultaram negativos.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Algumas medicações devem ser evitadas pelo paciente desse caso, como antimaláricos, derivados das sulfas e alguns antibióticos, como cloranfenicol, devido ao risco de hemólise induzida por drogas.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A Lei n.º 8.137/1990 dispõe sobre os crimes contra a ordem tributária, a econômica e contra as relações de consumo. A Lei n.º 12.529/2011, por sua vez, estrutura o sistema brasileiro de defesa da concorrência e dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica. Com base nessas leis, julgue os itens que se seguem.

Constitui crime contra a ordem econômica abusar do poder econômico, dominando mercado ou eliminando, total ou parcialmente, a concorrência mediante a adoção de práticas de ajuste ou acordo de empresas.

Resolva a questão aqui ›


Com relação à Resolução RDC ANVISA n.º 84/2002, marque V (VERDADEIRO) e F (FALSO) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Dois medicamentos são considerados terapeuticamente biodisponíveis se eles são farmaceuticamente equivalentes e, após administração na mesma dose molar, seus efeitos em relação à eficácia e segurança são essencialmente os mesmos, o que se avalia por meio de estudos de equivalência apropriados, ensaios farmacodinâmicos, ensaios clínicos ou estudos in vitro.

( ) Medicamento inovador: medicamento apresentando em sua composição ao menos um fármaco ativo que tenha sido objeto de patente, mesmo já extinta, por parte da empresa responsável pelo seu desenvolvimento e introdução no mercado no país de origem, e disponível no mercado nacional.

( ) Em geral, o medicamento inovador é considerado medicamento de referência, entretanto, na ausência do mesmo, a ANVISA indicará o medicamento de referência.

( ) Medicamento similar é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade,embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, acerca da legislação farmacêutica.

De acordo com a legislação específica, compete ao farmacêutico manter a guarda dos produtos sujeitos a controle especial.

Resolva a questão aqui ›