Com relação aos ferimentos de entrada em lesões produzida...

Com relação aos ferimentos de entrada em lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, é correto afirmar:
  • A. a aréola equimótica é representada por uma zona superficial e relativamente difusa, decorrente da sufusão hemorrágica oriunda da ruptura de pequenos vasos localizados nas vizinhanças do ferimento, geralmente de tonalidade violácea.
  • B. o formato de ferimentos em tiros a distância varia de acordo com a inclinação do disparo, assim, quando o tiro é oblíquo, a ferida é arredondada ou ligeiramente oblíqua, além de evidenciar uma orla de escoriação concêntrica.
  • C. diz-se que uma lesão tem as características das produzidas por tiro a distância quando ela não apresenta os efeitos secundários do tiro, com diâmetro maior que o do projétil, aréola equimótica e bordas reviradas para dentro.
  • D. ferimentos em tiros encostados podem ter forma arredondada ou elíptica, com zona de compressão de gases, evidenciada pela depressão da pele em virtude do efeito gerado pelo projétil com a ação mecânica de gases que descolam e dilaceram os tecidos.
  • E. tiros a curta distância causam ferimentos arredondados, com entalhes, zona de tatuagem e de esfumaçamento, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos, com vertentes enegrecidas e desgarradas, tendo aspecto de cratera de mina.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A figura a seguir representa um sistema elétrico de potência simplificado em que um gerador é conectado a um transformador. Não há carga em operação no sistema, mas o gerador funciona com tensão nominal em seus terminais. No diagrama unifilar mostrado na figura, são informados os dados do gerador e do transformador, individualmente. As reatâncias de seqüência positiva, negativa e zero do transformador são iguais a xT. As reatâncias de seqüência positiva e negativa do gerador são iguais. Todos os dados de reatância são fornecidos em pu da base do próprio equipamento. Considere que, em todos os casos de curtocircuito, a resistência de falta seja desprezível.

Considerando base de potência no sistema apresentado acima igual a 100 MVA e base de tensão no gerador igual a 15 kV, julgue os itens subseqüentes.

Resolva a questão aqui ›


As figuras de I a IV acima mostram circuitos elétricos, dos quais se deseja determinar o circuito equivalente de Thevenin ou o de Norton entre os terminais A e B. Considerando que Vth e Rth representam, respectivamente, a tensão e a resistência equivalente de Thevenin, e que IN e RN representam, respectivamente, a corrente e a resistência equivalente de Norton, julgue os itens a seguir.

 

Em um circuito elétrico composto apenas por uma malha fechada constituída por uma conexão em série de uma fonte de tensão de valor E e dois resistores com resistências R1 e R2, IN vista dos terminas do resistor R2 depende apenas da resistência R1 e do valor E da fonte de tensão.

Resolva a questão aqui ›