Em uma empresa, o gerente de recursos humanos de 58 anos...

Em uma empresa, o gerente de recursos humanos de 58 anos, obeso, tabagista de 30 cigarros/dia, entra no serviço médico da empresa referindo desconforto torácico com 10 minutos de duração, sensação de cansaço e sudorese. Na sua ficha funcional, constava ser diabético do tipo II, tratando-se com dieta e metformina 850mg/dia. Durante o atendimento, apresentou náuseas seguidas de taquicardia ventricular. Foi removido para unidade coronariana imediatamente, onde foi feita amiodarona, tendo sido revertida a taquicardia e confirmado o diagnóstico de infarto agudo de parede inferior.

Qual exame é compatível com esse diagnóstico?

  • A. Desidrogenase lática elevada, com creatinofosfoquinase dentro dos limites da normalidade.
  • B. Eletrocardiograma com supradesnivelamento do ponto J e do segmento ST das derivações V1 a V4.
  • C. Cintilografia de perfusão miocárdica com área de isquemia de 7%.
  • D. Cateterismo cardíaco com obstrução superior a 70% de artéria coronariana direita.
  • E. Angiotomografia coronariana evidenciando lesão troncular.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Muitos dos traumatismos dentários ocorrem na infância e provocam estresse à criança e aos pais, por isso é importante que o odontopediatra e o pessoal auxiliar estejam preparados para um correto diagnóstico e pronto-atendimento. Acerca dos traumatismos na dentição decídua, julgue os itens a seguir.

Nos casos de fraturas radiculares de dentes decíduos, se for feita a opção pela extração, os fragmentos apicais não devem ser removidos.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Matemática

Pedro adora charadas e, ao lhe perguntarem as horas, ele respondeu da seguinte forma: “2/5 do que faltam do dia são iguais a 2/3 do tempo já decorrido”. Que horas são?

Resolva a questão aqui ›


Um jogador de futebol de vinte e oito anos de idade foi encaminhado a um hospital relatando que, na partida de futebol, durante uma arrancada para alcançar a bola, ouvira um forte estalido e a sensação de ter sido atingido na região posterior da perna. Na avaliação, o paciente apresentava limitação da flexão plantar do membro acometido, apesar de ainda ser possível realizá-la ativamente. Ao final do exame, o paciente foi diagnosticado com ruptura do tendão calcâneo e teve sua cirurgia de reparação do tendão agendada.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.

Para o retorno integral do atleta às atividades, é necessário que a amplitude de movimento ativo do tornozelo esteja acima de 50%, tendo como referência a amplitude do lado não envolvido.

Resolva a questão aqui ›